Quadro Estratégico Educação e Formação para 2020

O papel da educação e formação no contexto das políticas europeias tem vindo a conhecer uma crescente importância, desde a implementação da Estratégia de Lisboa e do Programa «Educação e Formação 2010». O lançamento da nova Estratégia Europa 2020, para o crescimento e emprego, veio confirmar essa importância e consolidar os esforços até agora empreendidos nesta área, que se encontra assente num quadro estratégico que engloba os sistemas e níveis de educação e formação no seu todo, numa perspectiva de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV). Em 12 de Maio de 2009, foram aprovadas as conclusões do Conselho sobre um novo quadro estratégico para a cooperação europeia nas áreas da educação e formação (“EF 2020”), para o período 2010-2020. Mais Informações.

Carta da qualidade e-learning

A carta da qualidade e-learning corresponde a um exercício desenvolvido pela TecMinho – Interface da Universidade do Minho e pela Quaternaire Portugal no âmbito do projeto Panorama e-learning Portugal 2013. O exercício destina-se a criar uma proposta de carta da qualidade para servir de referência a operadores e governação, uma vez que não existe, em Portugal e em português, um instrumento deste tipo. Esta proposta de carta de qualidade resulta de um estudo de Benchmarking internacional e do estudo “no terreno” e com os operadores, ou seja, o estudo realizado em Portugal entre 2013 e 2014.

A Proposta da Carta da Qualidade e-learning em Portugal, é um documento ainda em construção e um ponto de partida para toda a comunidade do e-learning a 360º. Poderá analisar a Carta de Qualidade AQUI. Poderá dar o seu contributo até ao final do mês de Abril 2014 quer no grupo no Facebook quer via e-mail para elearning@tecminho.uminho.pt

Cursos técnicos superiores profissionais

Decreto-Lei n.º 43/2014 cria os Cursos técnicos superiores profissionais. Estes ciclos de estudos serão ministrados no âmbito do ensino superior politécnico e têm uma componente de formação geral e científica, uma componente de formação técnica e uma componente de formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio.
 
Esta iniciativa visa introduzir, no âmbito do ensino superior, uma oferta educativa de natureza profissional situada no nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida, aprovado pela recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de abril de 2008, em que se prevê a existência de ciclos de estudos curtos ligados ao primeiro ciclo de estudos (licenciatura), com 120 ECTS (créditos segundo o European Credit Transfer and Accumulation System (sistema europeu de transferência e acumulação de créditos) e, consequentemente, dois anos de duração. Mais informações: http://www.ctesp.anqep.gov.pt/faq.asp

 

 

Encontro Nacional de Formadores

logo-encontro-nacional

Poderá aceder às apresentações dos diferentes oradores do 1º Encontro Nacional de Formadores (ENF) AQUI  Veja também as Fotos que marcaram o Encontro Nacional de Formadores AQUI.

AQUI.#sthash.XKWahQuM.dpuf
AQUI.#sthash.XKWahQuM.dpuf
AQUI.#sthash.XKWahQuM.dpuf
AQUI.#sthash.XKWahQuM.dpuf
AQUI.#sthash.XKWahQuM.dpuf
AQUI.#sthash.XKWahQuM.dpuf
Pode já marcar o seu Lugar, faça a sua inscrição

Portal Informa-te: Formação Para Todos

Na semana em que estamos a comemorar o Dia Nacional do Formador, finalmente podemos anunciar "o nascimento do irmão mais novo" do Forma-te: O Portal www.informa-te.pt (Formação para Todos) constitui mais um projeto do Fundador do FORMA-TE. Pretende-se com este Portal divulgar a oferta formativa e educativa em Portugal. Através de uma pesquisa avançada eficaz e com uma sistematização e organização adequada, o INFORMA-TE irá facilitar a procura da oferta formativa e educativa a todos os seus utilizadores e visitantes. A divulgação dos cursos/ações é gratuita. Quem faz o registo dessa divulgação é a própria entidade formadora. Ou seja, é a entidade formadora que preenche todos os dados obrigatórios que estão no formulário da INCLUSÃO DE CURSOS. À administração do Informa-te caberá a aprovação e publicação.