Gestão e Engenharia da Formação- Pós-Graduação-

Pós-Graduação em Gestão e Engenharia da Formação, 3ª edição, 150 horas, 30 ECTS. Duração de um semestre, sextas à noite e sábados. Com inicio em Outubro de 2015. Consulte o Plano de estudos. Mais Informações AQUI.

Banners-GEF2015-2016 

 

 

Desenvolvimento profissional de formadores na área da educação e formação profissionais

transferirO Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP), a Comissão Europeia e um grupo de trabalho dedicado ao desenvolvimento profissional de formadores publicam agora um guia intitulado "Princípios orientadores para o desenvolvimento profissional de formadores em educação e formação profissional", retomando as diretrizes do Comunicado de Bruges. Este guia, que reúne os princípios orientadores no desenvolvimento profissional de formadores na área da educação e formação profissionais (EFP), fornece indicações sobre como apoiar os formadores nas empresas, nomeadamente no desenvolvimento das suas competências, e dá a conhecer a sua importância para as políticas de educação e formação. Neste guia, são ainda dados exemplos de competências requeridas e de perfis de formadores de EFP de países como a Bélgica, Finlândia, Alemanha e Holanda. (ANQEP)

Ponto Nacional de Referência para as Qualificações (PNRQ)

HEADERPTNo âmbito do Fórum Europeu sobre Transparência de Qualificações, iniciativa conjunta da Comissão Europeia - Direcção-Geral de Educação e Cultura, Área da Formação Profissional, Unidade de Desenvolvimento de Políticas de Formação Profissional e do CEDEFOP, foram preconizadas várias medidas conducentes à promoção da livre circulação de trabalhadores no espaço da União Europeia. Uma das medidas preconizadas foi a criação de uma rede de Pontos de Referência para as Qualificações, que compreende cada um dos estados-membros.

Em Portugal, o Ponto Nacional de Referência para as Qualificações (PNRQ) é um ponto de contacto que foi criado no âmbito do IEFP, que disponibiliza informação em versões portuguesa e inglesa, contribuindo para a promoção da mobilidade dos cidadãos no espaço europeu. A informação disponível abrange o reconhecimento das qualificações profissionais em Portugal e nos outros estados-membros da União Europeia e a respectiva legislação de suporte, os instrumentos para a transparência das qualificações e os mecanismos processuais para a sua obtenção, os conteúdos funcionais e requisitos inerentes às profissões regulamentadas em Portugal, bem como o acesso a informações importantes na área do emprego e da formação.

Estruturas de Missão e Regras gerais de aplicação dos programas operacionais

210portugal2020O DECRETO-LEI N.º 159/2014 - DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 207/2014, SÉRIE I DE 2014-10-27, estabelece as regras gerais de aplicação dos programas operacionais e dos programas de desenvolvimento rural financiados pelos fundos europeus estruturais e de investimento, para o período de programação 2014-2020. Ver Documento.

Resolução do Conselho de Ministros n.º 73-B/2014 - Diário da República n.º 242/2014, 1º Suplemento, Série I de 2014-12-16 
Cria as estruturas de missão para os programas operacionais e as que funcionam junto das comissões de coordenação e desenvolvimento regional como órgãos de acompanhamento das dinâmicas regionais, no âmbito do ciclo de programação dos fundos europeus estruturais e de investimento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 73-A/2014 - Diário da República n.º 242/2014, 1º Suplemento, Série I de 2014-12-16
Presidência do Conselho de Ministros
Cria a iniciativa Portugal Inovação Social e a estrutura de missão responsável pela sua execução