Trabalhei, ao longo de dez anos, para uma entidade de formação. Fui formadora desde a primeira acção de formação de formadores que por lá tiveram. Sempre pagaram mal para aquilo que era normal para a época. Eu apenas gostava do projecto, da localização e das boas memórias que ia acumulando a cada grupo de formandos satisfeitos e realmente formados!!! Numa altura em que se pagava entre 35 a 40/h, ali o máximo era 20. Depois os tempos mudaram, e passou para 15. E este ano vieram com a ideia de passar tudo para avenças, o que, contas feitas entre o valor mensal e as horas de trabalho, dá 6,5/h. E acham mesmo que estão no bom caminho e que conseguirão ter sucesso assim. Se calhar sim, pelo simples facto de que muitos formandos não conseguem medir a qualidade da formação que lhes é ministrada, por falta de comparação. Apenas alguns conseguem. Mas eu cá sei como baixa a qualidade das acções de uma entidade que paga desta maneira aos seus formadores. Porque quem aceita uma situação destas está desesperado.
Termino dizendo que saí de imediato. Custou-me muito a perda, mas não hesitei nadica na decisão.
Considero que a dignidade do ser humano passa por dar o exemplo e por lutar pelas causas justas.