Pergunto: no curso de Formação de Formadores não lhe deram dicas de como planificar uma acção [curso] ou de como fazer um plano de sessão ["aula"]?
Trata-se de, no primeiro caso, fazer um enquadramento das necessidades que a formação visa sanar, criar os vários módulos que irão constituir a acção consoante os objectivos da mesma, fazer o cronograma, orçar todos os gastos materiais e de honorários, definir quem serão os formadores, etc. (cerca de 15 etapas, mais ou menos). E, no segundo caso, consoante os objectivos gerais e específicos (que são a primeira coisa a definir), listar os conteúdos a transmitir, a forma como o fará (metodologias e recursos didácticos), a forma como prevê avaliar se essa transmissão foi conseguida e - muito importante - atribuir tempos a tudo isto, ou seja, estipular/prever a duração de cada um desses passos, de modo a que tudo "caiba" dentro do tempo total de que dispõe. Obviamente que encontra exemplos disto na internet, se procurar. Se bem que o mais importante de tudo é a consciência dos como, porquê e para quê dessa formação que a colega pretende criar.
Em todo o caso, até que no forum encontra dicas. Por exemplo, no tópico "Plano e planificação de uma formação- help". Se tiver a noção do que pretende com a formação a criar, não será difícil preencher os requisitos e as etapas desses modelos. E vai ver que até pode ficar mais inspirada!
Boa sorte e bom trabalho!