Sabrina43 escreveu:
Obrigada pela informação yara. Antigamente, e já ando com recibos verdes há muitos anos, só se entrava para IVA quando se atingia um valor de 10.000€ mas acho que houve uma alteração em 2012 e agora mesmo só estando a actividdae aberta um mês como foi o meu caso e não tendo atingido o tal montante de 10.000€ entra-se em IVA, mas isto é recente. Na minha repartição dizem que não entro para IVA quando reabrir em 2014. O que me pode acontecer caso as finnaças informem errado e abra a actividade isenta de iVA??? Se o engano é deles? posso ser penalizada por informação erradda das finanças?
Digo isto porque quando fechei a actividdae no final de Dezembro, pergu tei ao funcionário se entrava em IVA se abri-se actividade em 2014 porque a contabilista me tinha dito que houvera uma actualização receentemente e o tal funcionário disse-me que não entrava nada no regime de iVA, que a contabilista não estava correcta. Ora, se eles informam erradadmente, sou eu que posso ficar prejudicada epla falta d einformação das finanças?
Obrigada!
É assim, Sabrina.
Tudo vai da consciência de cada um...
Em 2008, salvo erro, eu tive a actividade aberta 7 meses e ganhei 9700€ +/-.
Pensava que era ate aos 10.000 e facturei um pouco mais de 9700€...
Na altura fechei em Dezembro de 2008.
Tive de reabrir novamente em Abril de 2009.
Quando fui reabrir, no meu Serviço de finanças, eu nao levava os recibos verdes (na altura ainda em papel) e nao sabia o volume de negocios do ano anterior mas se soubesse, eles iam-me abrir Isenta de IVA.
Só que tinha de dizer o volume de negocios do ano anterior aos centimos (género 9709,67€) e eu não sabia.
Nesse dia tinha estipulado tratar disso, porque estava a dar uma formação e tinha de passar o recibo à empresa, fui a casa buscar os recibos e fui à Loja do Cidadão.
Na Loja do Cidadão, mal dei o volume de negocios, na altura 9700 e uns trocos, eles foram ver logo, que tinha tido actividade aberta 7 meses e so podia ter ganho 5833€ era assim qualquer coisa e que se tivesse tido aberta em Janeiro teria de ter comunicado ate 31/1 mas estando em Abril teria de abrir como enquadrada em IVA.
Ora na altura eu disse que as minhas finanças iam abrir isenta e a senhora, muito simpatica, disse que havia forma de por como se tivesse isenta mas depois durante 5 anos saberia que podia receber uma carta a dizer que devia ter estado enquadrada em IVA, teria de pagar o IVA que nao tinha cobrado as empresas e as coimas por cada trimestre que nao tinha submetido a declaração periodica...
Ora no momento, eu decidi vir isenta... e vim...
Nessa noite, pensei, pensei e não fiquei bem comigo mesma...
Fui lá no dia seguinte, tratei com a mesma pessoa, ela anulou o reinicio do dia anterior e pôs o reinicio com enquadramento em IVA.
Pior... a formação que tinha dado nesse mês, eu tinha dito que nao estava em IVA, depois nao me quiseram pagar, ou melhor, quiseram fazer de conta que o pagavam mas reduziram-me ao valor hora para fazer de conta que o pagaram...
Os meus honorários na altura eram 500€.
Fizeram de conta que eram 413€ para me pagarem os 21% de IVA (86.73€) e dar os 500€ na mesma...
O estar enquadrado em IVA nao é assim tão mau, é so o incomodo de meter a Declaração Periodica trimestral e juntar as despesas.
Imagine, recebe 1000€ de honorários + 230€ de IVA (as empresas quase todas pagam o IVA).
Se tiver despesas deduz as despesas e pode nao ter de entregar os 230€.
Se nao tiver, apresenta o documento com os 230€, paga os 230€ no Multibanco e pronto...
Espero ter ajudado...