Bom Dia,
Sou Licenciada em Animação Sociocultural e, peço desculpa pela minha indignação, mas incomóda-me um pouco a situação que verifiquei neste tópico.
Sem querer acusar ninguém e falando na generalidade, é bastante grave (na minha opinião) alguém ser convidado a leccionar uma área ou uma disciplina que não domina ou que não teve grande contacto ou experiência com a profissão.
A Animação Cultural é uma profissão extremamente práctica e de grande contacto com a sociedade e com o meio cultural. Como é possivel formar animadores e colocá-los no mercado de trabalho, se durante a sua formação, não lhes foi permitido ter contacto com formadores que têm e que são formados em Animação?
Por muita boa vontade que exista e muito esforço, a Animação tem que ser vivida no terreno, tem que se trabalhar ou ter experiência com o público-alvo, para se passar a melhor imagem possível da profissão, mas também do que é ser animador e das suas funções.
Como é possível preparar profissionais para uma vida activa e para uma profissão estremamente prática e activa se não se vivenciou issso?
É como eu ir leccionar psicologia clinica e ensinar os métodos de freud e da psicanálise se nunca os pus em práctica e nem sei bem para que servem. Li uns livros e pronto.