Shed escreveu:Olá Paula,
Desculpa a pergunta e a ignorância mas o que é que se dá mesmo nesse módulo? Ensina-se a ler uma carta topográfia a orientá-la e a tirar azimutes? Não consigo ver porque é que isso se dá num curso de Turismo, até parece que depois na vida profissional vão andar a dividir os turistas em grupos pequenos e fazer raids com eles como se fossem escu(o)teiros. Se calhar sou eu que estou a ter uma visão demasiado simplista ...
Olá Shed,
Não sei qual a tua visão sobre o turismo, mas há muitas coisas que um técnico de turismo pode fazer, além de vender viagens, estar na recepção de um hotel ou num posto de turismo. Uma das áreas de actividade sobre a qual um TT pode trabalhar é precisamente dentro do turismo de natureza, onde se podem realizar diversas actividades de animação turística e/ou ambiental. Como é obvio, para podermos planear, organizar e implementar uma actividade em contexto ambiental, há determinadas ferramentas de trabalho, determinados conhecimentos que necessitamos de ter... além disso, é impensável organizarmos qualquer uma actividade sem termos noção das necessidades (reais ou eventuais) dos nossos clientes. Há imensas actividades onde ler uma carta topográfica e saber trabalhar com uma bussola é imprescindivel... não apenas os clientes (os tais supostos escuteiros de que falas), mas como os próprios técnicos... ou que técnicos serão esses que não sabem fazer o que planificam? é qs como seres atendido/a num posto de turismo, pedires informações sobre os pontos de interesse turístico na cidade e a pessoa que te atende não te saber responder....
Um formando do curso de tecnico de informação e animação turística tem de saber isso... pq uma das saídas profissionais são as empresas de animação...afinal estamos a formar pessoas competentes ou estamos apenas a dar-lhes certificados a torto e a direito sem preocupações sobre as suas supostas competencias e obrigações profissionais futuras???