Desde já obrigada pela sua colaboração.
No entanto continua a não ser tão claro assim para mim. Esta dois métodos são muito ambíguos e, neste caso em particular, ou seja, da colocação de questões pode não ser claro se se torna interrogativo ou ativo.
Isto porque, pelas leitura sobre a temática:
- no método ativo o formando é agente ativo, voluntário e consciente da sua própria formação (construção do saber pelo formando). Então e se eu colocar uma questão do tipo: será a comunicação determinante nos dias de hoje? eu não estarei a utilizar um método ativo, em que o formando é colocado como agente da sua aprendizagem, ou seja, o conhecimento que ele vai construir vai ter como base a sua perspetiva. Eu estou apenas a orienta-lo no seu conhecimento. Eu coloquei uma questão mas será apenas por isso considerado que estou a utilizar um método interrogativo?
Ficam-me muitas dúvidas no ar, no entanto parece-me que quando se fala de método interrogativo, de uma forma isolada, sem ser em conjunto com outros métodos, se foca muito na avaliação, para garantir o controlo do processo expositivo, p.e, mas quando utilizado desta forma que explicitei não me parece que possamos falar em método interrogativo de forma isolada, mas sim combinado com o método ativo.
Tudo depende também da fonte bibliográfica.
Mas isto é formação. a suscitação de dúvidas que aparentemente são claras.