Respondendo às vossas questões...
Não era formação POPH.
Eram formações de Segurança e Higiene no Trabalho.
A empresa em causa está acreditada pela ACT para serviços externos de SHT.
Quando me referir a cobrarem aos formandos, queria dizer que cobram o serviço da formação, como é normal, agora cobrarem também aos formadores é que já me parece exagerado.
Na última formação estive 3 meses à espera que me pagassem 1.000 euros.
Nas anteriores o valor era menos mas também esperei muito tempo porque o cliente deles (uma outra empresa de serviços de HST) ainda não lhes tinha pago.
Se quiserem saber o nome da entidade em causa, direi, mas em privado.
A questão para mim é o princípio. Porque pedem 5 como podiam pedir 20, 40, 50, quer dizer ninguém controla isto?
A justificação da empresa, quando me indignei com a cobrança pela emissão da declaração:
"Informo que por ordens da Administração, há custos para a emissão de declarações de experiência formativa.
Como V/ Exa. bem sabe, qualquer declaração semelhante, num organismo público ou privado, não é de emissão gratuita.
Assim sendo, não compreendemos o motivo da sua admiração.
Mais informo que este procedimento não é desconforme com o que está em vigor na lei."
Relativamente aos contratos de prestação de serviços, só tenho o da primeira formação, os outros nunca me enviaram as cópias assinadas por eles, embora eu lhes tenha enviado as cópias devidamente assinadas por mim. Após este último e-mail, solicitei-lhes o envio dos ditos contratos que se encontravam em falta. Agora vamos ver se mandam ou não.
A sorte deles é que ficam longe da minha zona, porque senão um dia iam-me ter à porta para uma conversa.
Também em tempos encontrei uma entidade formadora que tinha um cartão de formador que cobrava previamente aos formadores. Para se poder vir a trabalhar com eles tinha primeiro de se pagar um valor... isto é de loucos... obviamente que nunca paguei nada!
Não há entidades que possam intervir? DGERT, ACT, ASAE, ...
Por vias das dúvidas, vou dar conhecimento a essas entidades e a todos os meus conhecidos serão informados das práticas desta empresa.
Pensam que ganham, mas se calhar perdem mais do que ganham...
Eu felizmente não preciso da Formação para ganhar para viver, mas para as pessoas que precisam acredito que prefiram pagar pelas declarações do que armar barulho.
Cada vez mais me convenço que anda meio mundo a enganar a outra metade... é só chicos-espertos...
Se tiver novidades eu escrevo aqui no fórum.
Cumprimentos,