Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Declarações de experiência formativa

Declarações de experiência formativa 12 anos 6 meses atrás #13022

Boa noite,

Gostaria de saber se é "normal" ou prática corrente entre as entidades formadoras, cobrarem pela emissão de Declarações de experiência formativa.

Isto porque colaborei pontualmente em 2010 e em 2011 com uma entidade formadora, que nas primeiras formações me enviou uma declaração sem qualquer tipo de problema. Mais tarde pedi por duas vezes para corrigirem algumas gralhas e para me enviarem as declarações que contemplassem as formações ministradas entretanto sem que tivesse obtido qualquer resposta.

Há dias voltei a solicitar a declaração e sou informado que a dita declaração tem agora um custo de 5 euros. :angry:

Acho inaceitável um comportamento destes por parte de qualquer entidade formadora seja ela qual for. Quem lhes presta um serviço sou eu e não o contrário. Parece que não satisfeitos em cobrarem aos formandos, agora também querem cobrar aos formadores.

Estas situações têm de ser denunciadas porque, podendo até nem serem ilegais (tenho de investigar melhor) são sem sombra de dúvida eticamente reprováveis.

O formador presta serviços para uma entidade formadora numa base de boa-fé e parceria, como sucede com qualquer outro tipo de contrato. Não avisando antecipadamente sobre estas "taxas" parece-me que é tudo menos ético.

Nenhum empresa para a qual tivesse trabalhado, com contratos de trabalho, alguma vez me cobrou o que quer que fosse por uma declaração semelhante. Esta situação parece-me em tudo análoga e causa-me estranheza que haver quem se queira aproveitar dos formadores, muitos deles se calhar que vivem apenas da formação e necessitam destas declarações para comprovar experiência junto de outras entidades formadoras.

Os colegas formadores já passarem por situações idênticas?

Cumprimentos,
Carlos Carrazedo
O adminstrador desactivou a escrita pública.