Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Declarações de experiência formativa

Declarações de experiência formativa 12 anos 6 meses atrás #13022

Boa noite,

Gostaria de saber se é "normal" ou prática corrente entre as entidades formadoras, cobrarem pela emissão de Declarações de experiência formativa.

Isto porque colaborei pontualmente em 2010 e em 2011 com uma entidade formadora, que nas primeiras formações me enviou uma declaração sem qualquer tipo de problema. Mais tarde pedi por duas vezes para corrigirem algumas gralhas e para me enviarem as declarações que contemplassem as formações ministradas entretanto sem que tivesse obtido qualquer resposta.

Há dias voltei a solicitar a declaração e sou informado que a dita declaração tem agora um custo de 5 euros. :angry:

Acho inaceitável um comportamento destes por parte de qualquer entidade formadora seja ela qual for. Quem lhes presta um serviço sou eu e não o contrário. Parece que não satisfeitos em cobrarem aos formandos, agora também querem cobrar aos formadores.

Estas situações têm de ser denunciadas porque, podendo até nem serem ilegais (tenho de investigar melhor) são sem sombra de dúvida eticamente reprováveis.

O formador presta serviços para uma entidade formadora numa base de boa-fé e parceria, como sucede com qualquer outro tipo de contrato. Não avisando antecipadamente sobre estas "taxas" parece-me que é tudo menos ético.

Nenhum empresa para a qual tivesse trabalhado, com contratos de trabalho, alguma vez me cobrou o que quer que fosse por uma declaração semelhante. Esta situação parece-me em tudo análoga e causa-me estranheza que haver quem se queira aproveitar dos formadores, muitos deles se calhar que vivem apenas da formação e necessitam destas declarações para comprovar experiência junto de outras entidades formadoras.

Os colegas formadores já passarem por situações idênticas?

Cumprimentos,
Carlos Carrazedo
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Declarações de experiência formativa 12 anos 6 meses atrás #13061

  • scdf
  • Avatar de scdf
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 8
  • Carma: 0
Boa tarde Colega....


Bem li até duas vezes para ver se não estava a ler mal, estou incrédula, cobrar para passar a declaração formativa?? Enfim era o que nos faltava agora também ter de pagar para isso. Nunca paguei para me passarem uma declaração formativa, aliás no final de cada Ano peço ás entidades com que vou colaborando para passarem as declarações, já o fiz relativamente ao ano 2011, já recebi algumas e sei que outras estão a caminho, mas sem o presente dos 5€, é um absurdo.

Fiquei curiosa, ou não percebi muito bem, também cobram aos Alunos? E já agora estamos a falar de formações financiadas pelo POPH?
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Declarações de experiência formativa 12 anos 6 meses atrás #13064

  • maria1234
  • Avatar de maria1234
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 46
  • Carma: 3
Boa tarde colegas

São poucas mas há entidades que o fazem. Existe uma Associação Empresarial muito conceituada na área do grande Porto, com grande volume de formação, que embora seja honesta e cumpra os prazos de pagamento cobra 10 € por declaração...pelo menos aos formadores.

Se emitirem 100 declarações por ano, que emitem certamente (ou bem mais do que isso), sempre são 1000 euros que recebem...
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Declarações de experiência formativa 12 anos 6 meses atrás #13065

  • Jorge Neves
  • Avatar de Jorge Neves
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 59
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 1
Qualquer dia temos de pagar para dar formação...

Pessoalmente, a mim nunca me aconteceu uma situação dessas, mas o contrato assinado também serve de prova! Acho eu...
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Declarações de experiência formativa 12 anos 6 meses atrás #13066

Respondendo às vossas questões...

Não era formação POPH.
Eram formações de Segurança e Higiene no Trabalho.

A empresa em causa está acreditada pela ACT para serviços externos de SHT.

Quando me referir a cobrarem aos formandos, queria dizer que cobram o serviço da formação, como é normal, agora cobrarem também aos formadores é que já me parece exagerado.

Na última formação estive 3 meses à espera que me pagassem 1.000 euros.
Nas anteriores o valor era menos mas também esperei muito tempo porque o cliente deles (uma outra empresa de serviços de HST) ainda não lhes tinha pago.

Se quiserem saber o nome da entidade em causa, direi, mas em privado.

A questão para mim é o princípio. Porque pedem 5 como podiam pedir 20, 40, 50, quer dizer ninguém controla isto?

A justificação da empresa, quando me indignei com a cobrança pela emissão da declaração:

"Informo que por ordens da Administração, há custos para a emissão de declarações de experiência formativa.

Como V/ Exa. bem sabe, qualquer declaração semelhante, num organismo público ou privado, não é de emissão gratuita.

Assim sendo, não compreendemos o motivo da sua admiração.

Mais informo que este procedimento não é desconforme com o que está em vigor na lei."

:angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry:

Relativamente aos contratos de prestação de serviços, só tenho o da primeira formação, os outros nunca me enviaram as cópias assinadas por eles, embora eu lhes tenha enviado as cópias devidamente assinadas por mim. Após este último e-mail, solicitei-lhes o envio dos ditos contratos que se encontravam em falta. Agora vamos ver se mandam ou não.

A sorte deles é que ficam longe da minha zona, porque senão um dia iam-me ter à porta para uma conversa.

Também em tempos encontrei uma entidade formadora que tinha um cartão de formador que cobrava previamente aos formadores. Para se poder vir a trabalhar com eles tinha primeiro de se pagar um valor... isto é de loucos... obviamente que nunca paguei nada!

Não há entidades que possam intervir? DGERT, ACT, ASAE, ...

Por vias das dúvidas, vou dar conhecimento a essas entidades e a todos os meus conhecidos serão informados das práticas desta empresa.
Pensam que ganham, mas se calhar perdem mais do que ganham...
Eu felizmente não preciso da Formação para ganhar para viver, mas para as pessoas que precisam acredito que prefiram pagar pelas declarações do que armar barulho.

Cada vez mais me convenço que anda meio mundo a enganar a outra metade... é só chicos-espertos...

Se tiver novidades eu escrevo aqui no fórum.

Cumprimentos,
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Declarações de experiência formativa 12 anos 6 meses atrás #13076

  • scdf
  • Avatar de scdf
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 8
  • Carma: 0
Estas situações devem sim ser denunciadas, contudo temo que vão todas cair em saco roto, e vira aquela história do diz que diz....

Se o formando frequenta uma formação privada (note-se não financiada) a entidade pode efectivamente cobrar um valor pela emissão do certificado, contudo até aí está mal, pois não existe qualquer tabela base orientadora dos valores a serem cobrados, fica ao critério de cada entidade.

Cobrar ao formador a declaração formativa, não me parece correcto e caso as entidades venham a fazer o formador deve ser avisado logo de inicio para depois não lhe sair o brinde.

Mas é como o colega afirma, isto é o inicio... as outras entidades vão ver dinheiro fácil de a entrar e vão aderir, caso vos aconteça e não tenham outra opção exijam recibo descriminado sobre o valor que vos pediram, pode ser que aí mudem de ideias.


Mas sinceramente nada me admira, hoje tive conhecimento que dois ex-alunos meus, dizem que quando se deslocam a empresas para apresentar candidatura e pedem para carimbar o comprovativo para fazer prova no Centro de Emprego, algumas empresas estão a cobrar 5€ pelo carimbo.... enfim..... cada vez pior este País de treta.
Última Edição: 12 anos 6 meses atrás por scdf.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.034 segundos