Bem, como em tudo na vida há que agir com bom-senso.
O formador deve em primeiro lugar compreender que sendo independente é um fornecedor de serviços, cujo trabalho apesar de ser diferente em natureza em termos de financiamento é como um qualquer outro fornecedor.
O formador deve agir como uma empresa. Fazer previsões de tesouraria, de forma a ter fundo de maneio para as épocas baixas. De outra forma, a não ser que tenha outra fonte de rendimento, vai concerteza falir.
Por este motivo, às vezes é preferível aceitar um pagamento a longo prazo, se for pelo valor hora mais alto. Se eu der formação em 5 entidades, e apenas uma ou duas me pagar a 30 / hora, em termos de previsão orçamental terei mais liquidez daqui a um ano, nem que o pagamento seja feito com 6 ou 9 meses de atraso, do que se receber das 5 entidades 14,40 / hora (valor pago actualmente pelo IEFP) todos os meses...Se eu colocar 14,4 a render juros não terei nada parecido com 30 daqui a um ano!!!isto a multiplicar por 100 ou 200 horas, é a diferença entre receber 3000 e 6000 no mesmo ano.
É só fazer as contas...é por este motivo que muitos formadores aceitam receber mais tarde. Porque vão receber O DOBRO do que recebem noutras entidades!