Viva,
É a minha primeira vez que coloco um post no forum e assim sendo não sei se a minha questão irá ter alguma resposta contudo aqui fica ela.
Então é o seguinte:
1. No passado Mês de Março instruí o meu processo de renovação de CAP de TSHST V junto do ACT, tudo de acordo com o que eles pretendem.
2. Passado aproximadamente 2 meses recebo, via email, um pedido de esclarecimentos ao meu pedido de renovação. Basicamente o mesmo consistia num pedido de envio de recibos de vencimento e descontos para a SS.
3. Após ter enviado a documentação solicitada recebo passado aproximadamente 1 mês um novo email que o meu processo teria de ser submetido a consideração superior, visto nos meus recibos de vencimento e descontos para SS não ter categoria profissional de TSHST mas sim de Eng.º Técnico. Mais, como trabalho numa empresa de Construção Civil a técnica do ACT afirmou que a mesma deveria ter serviços externos, por causa dos riscos elevados, e o meu nome também lá devia estar.
4. O que é certo é que a empresa onde trabalho tem apenas 15 trabalhadores e tem serviços externos de Higiene e Segurança no trabalho. Desta forma eu nunca poderia estar no anexo D do modelo único como responsável dos serviços de segurança da empresa. Apesar de na pratica o fazer.
5. Assim, e resumindo o meu processo de renovação de CAP (com actividade superior a 2 anos durante a validade do certificado) foi indeferido pelas seguintes razões:
a) A empresa deveria ter serviços internos e não externos;
b) A declaração emitida pelo administrador da empresa, afirmando que desempenhei funções de TSHST não é coincidente com os recibos de vencimento e descontos para SS.
A minha questão é se acham que a justificação dada pela ACT é aceitável, eu acho redondamente que não, pois apesar que ter descontos para SS enquanto Eng.º Técnico, tenho uma declaração devidamente assinada e carimbada pela empresa a dizer que desempenhei as funções de TSHST V.
Agradeço que comentem este meu post e que caso tenham passado por semelhante situação agradeço que partilhem a forma como resolveram o problema.
Obrigado.