Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Plataforma Sigo

Plataforma Sigo 7 anos 10 meses atrás #17916

Boa noite,

Sou formador colectado nas finanças como trabalhador independente, tenho dado algumas formações por conta própria, gostava de saber se posso pedir acesso a plataforma sigo e passar certificados através desta plataforma...

Grato pela atenção.

Cordialmente,
Gonçalo Lopes
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Plataforma Sigo 7 anos 9 meses atrás #17949

Bom dia!
Gonçalo Lopes e demais utilizadores do espaço

Salvando o meu erro de melhores interpretações, sou, a informar que, a plataforma SIGO encontra-se em vigor desde o ano 2006 e destina-se às entidades formadoras acreditadas na formação profissional pelas entidades competentes nacionais puderem disponibilizar, entre outras, informações sobre os formadores que ministraram as suas formações. De igual modo, é da responsabilidade da plataforma a emissão dos respetivos certificados aos formadores [subentenda-se, aqui, aqueles que o solicitam] que se encontram aí evidenciados pelas respetivas entidades formadoras acreditadas [subentenda-se, aqui, aquelas que façam ou tenham feito o registo dos seus formadores na aludida plataforma, pois, caso contrário, na "plataforma" nada irá constar].

Mais, informo que, entende-se por entidades certificadas [(v.g.) ENI´s , LDA´s, SA´s, entre outras] na formação profissional todas aquelas que tenham passado pelo processo de certificação, não sendo bastante, estar coletado nas finanças como trabalhador independente ou com outro registo social e que, todas as formações anteriores a 2006 não se encontram [nem nunca serão] refletidas na plataforma [porque a mesma, ainda, não tinha nascido], não sendo, por tal facto, possível a emissão de qualquer certificado anterior a esse ano.

Espero ter sido claro e útil. Na existência de qualquer dúvida ponha e disponha.

Muito Obrigado, sou
Luís Ribães Monteiro
03.10.2016
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Plataforma Sigo 7 anos 8 meses atrás #17992

  • strobs
  • Avatar de strobs
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 8
  • Carma: 0
Boa tarde Luís

Estou na mesma situação do colega Gonçalo Lopes e tenho uma vasta área de conhecimento para áreas de formação tecnológica. Dei milhares de horas de formação em institutos privados e e escolas privadas, e neste momento estou a dar formação diretamente a funcionários de empresas. Qual a melhor forma de certificar as formações para que seja possível emitir um certificado aos formandos.

Obrigado.
Última Edição: 7 anos 8 meses atrás por strobs.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Plataforma Sigo 7 anos 8 meses atrás #18001

  • Joana Cunha
  • Avatar de Joana Cunha
  • DESLIGADO
  • Amador
  • Mensagens: 34
  • Obrigado recebido 5
  • Carma: 3
Boa tarde,

Ao contrário do que aqui foi dito, a plataforma SIGO destina-se à emissão de certificados de formação profissional pelas entidades formadoras certificadas pela DGERT ou pelas entidades empregadoras.

No caso de uma entidade empregadora recorrer a um formador interno ou externo para ministrar formação aos seus colaboradores, é a própria entidade empregadora que deve emitir os certificados de formação através da plataforma SIGO, conforme informação da própria DGERT (www.dgeec.mec.pt/np4/306/):

"Uma empresa pode recorrer a um formador interno ou a um formador externo para ministrar a formação?
Sim. Se a entidade empregadora recorrer aos serviços de um formador interno ou a um formador externo em nome individual. Neste caso, cabe à entidade empregadora a responsabilidade pelo registo da formação e emissão dos respetivos certificados, pelo que deverá a entidade empregadora solicitar as credenciais de acesso à plataforma SIGO (v. Como solicitar o registo de uma entidade no SIGO)."

Como as entidades empregadoras muitas vezes não têm esta informação, aconselho vivamente os formadores independentes a aprenderem a fazer os registos no SIGO e ajudarem as empresas suas clientes nesta formalização.

Bom trabalho!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Plataforma Sigo 7 anos 6 meses atrás #18061

Boa noite,

Gostava de saber como se pode dar formação de forma independente, pois todas as minhas áreas de formação são certificadas.

Obrigada
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.034 segundos