Boa tarde,
Bem, de facto são muitas perguntas. Vou tentar ajudar...
Também sou Bioquímica, embora não exerça, e trabalho na área da consultoria e formação em sistemas de gestão. Sei umas coisas acerca da formação profissional de activos, mas tenho pouca experiência na formação de jovens, pelo que sei pouco do assunto.
1) Para se dar formação, não é necessário trabalhar numa empresa de formação. No entanto, a formação ministrada por entidades formadoras acreditadas pela DGERT tem mais credibilidade, porque é reconhecida oficialmente.
Para a formação ser reconhecida para efeitos do cumprimento do Código do Trabalho, é necessário que seja ministrada pela própria entidade empregadora, por uma entidade acreditada ou por um estabelecimento de ensino. Na situação de dar formação aos trabalhadores de uma dada empresa, na minha opinião, pode ser considerada "formação interna" (apesar de o formador ser externo), pelo que é válida para este efeito.
2) O CAP só é necessário para formação co-financiada. Se uma empresa privada resolver dar uma formação não co-financiada, pode recorrer a formadores sem CAP. Mas, mais uma vez, se levantam questões de credibilidade...
3) Para dar "aulas" é necessário ser professor... E disso não percebo nada! Para dar formação em cursos com equivalência escolar (aprendizagem, EFA, etc.), se se tratar dos módulos "escolares", é necessário ter habilitação para a docência. No caso de não a ter, mas se tiver o CAP, poderá ser formador das componentes tecnológicas.
4) Não tenho conhecimento de nenhuma tabela que indique as áreas em que podde dar formação, excepto a legislação que refere quem tem habilitações para a docência.
5) Centros de explicações: não faço ideia, mas imagino que não.Creio que o que procuram são mesmo professores, com habilitação para a docência.
6) Toda a formação que der, desde que comprovada, conta para a renovação do CAP. Convém que peça para lhe passarem uma declaração do n.º de horas ministradas.
7) O mercado de formadores já esteve melhor. Já lá vai o tempo em que a formação era bem paga. Os financiamentos estão a diminuir, em particular aqui no Algarve...
Quanto às áreas da Química e Saúde, tenho conhecimento de que estão a surgir muitas acções na área dos SPAs, etc., que podem ser interessantes (há uma obrigação legal para quem trabalha nestas áreas). A área da Segurança Alimentar (HACCP) também é interessante.
8) Para além do FORMA-TE, sugiro que procure informação na DGERT. Mas o website não é muito friendly...
Espero ter sido útil...