Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Formação

Formação 14 anos 3 meses atrás #8680

  • vferreira
  • Avatar de vferreira
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 4
  • Carma: 1
Olá!
Dou formação (não à mto tempo) e como acontece com todos (penso eu!) no início andamos um pouco perdidos pelo que nessa altura solicitei ajuda neste portal. Não existia documentação concreta relativamente ao módulo que iria leccionar... Bem poderia estar à espera... rara a resposta ... mesmo que um NÃO! Felizmente e aos poucos, com muito empenho e esforço CONSEGUI elaborar tudo!!! Como??? Puxando pela cabeça claro!!!!! Apesar de na altura ter tido algumas dúvidas e momentos de indecisão! Afinal era nova nesta mundo da formação!
Com isto quero alertar que apesar desta documentação no âmbito da animação sociocultural ter sido construída por mim (a nível de trabalho de projecto comunitário) poderei facultá-la a quem dela necessitar pois "precisamos todos uns dos outros" e estamos todos aqui para o mesmo. Fiquei triste ao ler certos comentários no forúm de/e com outros colegas de profissão... ninguém está aqui para julgar ninguém. A consciência de cada um é que manda!!! Não critiquem os outros ... ajudem!!! Isto é um apelo porque realmente parece que andam aqui a ver quem dá mais ou quem dá menos... acho que cada um de nós dá o melhor de si e poderemos chegar sempre mais além com a ajuda dos outros!
Quem necessitar da documentação é só me contactar por e-mail.
Um bem haja a todos! Cumprimentos!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Formação 14 anos 3 meses atrás #8811

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
Cara colega,

Fico feliz que tenha conseguido realizar os objectivos pedagógicos a que se propôs, é evidente!

Apenas acho que ninguém deveria ficar zangado com o facto de não receber qualquer resposta quando edita um pedido de apoio. "Nem sequer um não" - diz a colega. Mas há que perceber que a lógica geralmente é esta: os colegas entram no forum, fazem o seu périplo pelos tópicos que que lhes pareça possível ajudar, e é nesses que entram e lá colocam a sua resposta. Quando, pelo contrário, percebem que afinal não podem servir de grande ajuda, não comentam (para quê?) e passam para outro. Será isso mau? Já me aconteceu, até, comentar um tópico com generalidades sobre o assunto, por não ter melhor (qualquer coisa como ter dito, apenas, que empatizava com o caso exposto por um colega) e depois ter ficado com uma estranha sensação de culpa, como se a consciência me dissesse assim: - "Se não o podes ajudar, por que diabo foste comentar, já que assim, quando o colega for a ver que tem um comentário pensará que ali está uma resposta ao seu problema, e estás a dar-lhe falsas esperanças?!. Uma coisa é certa: as pessoas que NÃO comentam, não estão a fazer nada de mal! Nunca podemos achar mal que não nos ajudem, se não sabemos se essas pessoas realmente nos podiam ajudar. Se calhar queriam e não podiam. Não pode acontecer? Há tempos solicitei exercícios de castelhano e não recebi qualquer resposta. Concluí que ninguém os tinha. Não concluí mais nada senão isso.

Um caso diferente, é quando os colegas respondem expressando uma opinião que pode não agradar ao colega que colocou o tópico, mas que é a sua opinião, honesta e genuína... Muitas vezes bem intencionada, embora possa não parecer ou agradar a quem a recebe. É o caso daqueles comentários que criticam alguns posicionamentos, algumas leviandades na forma de se estar na formação, etc. Nesse caso, não deixa de ser importante que quem sente necessidade de o dizer o diga. Não deixa de poder constituir uma fonte de reflexão. Imagine que eu venho aqui dizer que estou aflita porque não sei, sequer, o que me é pedido numa formação que aceitei ministrar, e um colega me pergunta "se não sabes nada disso, porque é que a aceitaste?". É natural que eu me hostilize, mas, no fundo, não há razão. E a mostrá-lo, poderão estar outras opiniões de outros colegas, tentando que eu perceba que, realmente, se não sei sobre um assunto, não sou a melhor pessoa para o ensinar. Repare que eu estou aqui a dar um exemplo à toa (não faço a menor ideia se foi o caso ou não), apenas para mostrar que muitas vezes as coisas não são o que parecem. Depende sempre da perspectiva de quem as observa. A colega dar-me-ia uma ajudinha para que eu pudesse dar uma formação de cardiologia sabendo que a minha formação e profissão é a de cozinheira? Seria isso uma ajuda? É que nem a mim, nem aos formandos, nem ao sistema de formação. Ao passo que a sua opinião sincera talvez até fosse... Senão uma ajuda a curto prazo, pelo menos menos grave do que dar-me slides sobre cardiologia só para me fazer feliz. Donde, cada um dá o que pode, e a mais não é obrigado. E num espaço colectivo valem as opiniões de todos e de cada qual... A sua também!

Desejo-lhe um bom trabalho.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Formação 14 anos 3 meses atrás #8816

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
Ressalva: em "os colegas entram no forum, fazem o seu périplo pelos tópicos que que lhes pareça possível ajudar", queria dizer "(...) em que (...)".
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Formação 14 anos 3 meses atrás #8866

  • RSantos
  • Avatar de RSantos
  • DESLIGADO
  • Amador
  • Mensagens: 32
  • Carma: 0
Bom...depois do excelente post da "Madre", que dissipa quaisquer dúvidas, permitam-me acrescentar o seguinte:

1. Há profissões e actividades, cujo rigor técnico se sobrepõem a outras e, nessa matéria, a de..note...FORMADOR..pressupõe que a pessoa encarregue de tal papel, saiba FORMAR...;

2. E, nessa matéria, ainda que toda a gente possa ter essa profissão (milagre da multiplicação do CAP), nem toda a gente tem aptidão para tal...tal como a atribuição da carta de condução, não é sinónimo de saber conduzir;

3. Isto para dizer que, este fórum, que tem tido tantas coisas boas, também tem tido um excelente contributo para o anedotário nacional...recordo, os gloriosos pedidos de "socorro, vou dar um módulo e não percebo nada daquilo"..."quando não sei que fazer, ponho os formandos a fazer trabalho de grupo"..."preciso de ajuda...vou dar o módulo X..e não sei o que é isso..alguem me ajuda"...

4. Ora, convenhamos que, para quem leva a sério a profissão, não se pode rever nestas coisas, nem dar credibilidade a este tipo de situações, sob pena de estar a pactuar com incompetentes e a envergonhar, banalizando por completo, a profissão....e, de resto, eis que parece que é moda que para se ministrar formação , tem de se ter documentação...como prioridade;

5. E, logo, a magia da internet e do "Google", começa a funcionar....já houve a era da Biblioteca Itinerante..agora é a época da Bibiloteca Internante ...como se fosse salvar o Judas do cadafalso..;

6. Já aqui também escrevi que 90% do sucesso da formação depende do talento, conhecimento e sabedoria do formador...e o resto...da documentação, dos Power-Points...necessária, pois com certeza, mas não deterrminante como primeiro recurso, quando ela é utilizada para que o formador possa ter umas luzes daquilo que vai dar...

7. Atenção..cara colega "vferreira"..não confunda a falta de resposta, com a falta de colaboração e de solidariedade...acho francamente, que o melhor que lhe aconteceu, foi não ter tido respostas, porque pelo menos, obrigou-a a pensar e a desenvolver o seu próprio trabalho, pelo que está de parabéns...acredite que se valorizou mais como pessoa e perante terceiros;

8. Por outro lado, eu, por exemplo, não me revejo nessas coisas da falta de solidariedade...há peditórios para os quais não dou, pelos motivos que atrás referi, mas quando estamos perante uma partilha de ideias, um debate sobre um tema que permitam abrir horizontes a todos...contem comigo..(há pessoas neste fórum, que nem conheço, que sabem disso), mas isso nunca passa por dar PP's feitos por mim, da mesma forma que também não os peço a ninguém..e sabe a colega, porquê??

- Porque só ministro formação nas áreas que (julgo) :) domino e nas quais tenho formação e experiência profissional

9. O meu "sétimo sentido" diz-me que se irá dar bem na formação e desejo-lhe boa sorte, mas espero (e danado-do-meu-feitio de apelar à frieza das coisas) que nunca tenha dissabores de ver um trabalho feito por si, com outro nome como autor...:blink:

Boa Sorte!!

Nota: Não sou da sua área, mas ..olhe..contacte-me se quiser trocar ideias...
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Formação 14 anos 3 meses atrás #8893

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
Eheheheh, sempre sólido, sensato e cheiínho de charme social, este colega. Está tudo dito! :-)
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.034 segundos