Bom...depois do excelente post da "Madre", que dissipa quaisquer dúvidas, permitam-me acrescentar o seguinte:
1. Há profissões e actividades, cujo rigor técnico se sobrepõem a outras e, nessa matéria, a de..note...FORMADOR..pressupõe que a pessoa encarregue de tal papel, saiba FORMAR...;
2. E, nessa matéria, ainda que toda a gente possa ter essa profissão (milagre da multiplicação do CAP), nem toda a gente tem aptidão para tal...tal como a atribuição da carta de condução, não é sinónimo de saber conduzir;
3. Isto para dizer que, este fórum, que tem tido tantas coisas boas, também tem tido um excelente contributo para o anedotário nacional...recordo, os gloriosos pedidos de
"socorro, vou dar um módulo e não percebo nada daquilo"..."quando não sei que fazer, ponho os formandos a fazer trabalho de grupo"..."preciso de ajuda...vou dar o módulo X..e não sei o que é isso..alguem me ajuda"...
4. Ora, convenhamos que, para quem leva a sério a profissão, não se pode rever nestas coisas, nem dar credibilidade a este tipo de situações, sob pena de estar a pactuar com incompetentes e a envergonhar, banalizando por completo, a profissão....e, de resto, eis que parece que é moda que para se ministrar formação , tem de se ter documentação...como prioridade;
5. E, logo, a magia da internet e do "Google", começa a funcionar....já houve a era da Biblioteca Itinerante..agora é a época da Bibiloteca Internante ...como se fosse salvar o Judas do cadafalso..;
6. Já aqui também escrevi que 90% do sucesso da formação depende do talento, conhecimento e sabedoria do formador...e o resto...da documentação, dos Power-Points...necessária, pois com certeza, mas não deterrminante como primeiro recurso, quando ela é utilizada para que o formador possa ter umas luzes daquilo que vai dar...
7. Atenção..cara colega "vferreira"..não confunda a falta de resposta, com a falta de colaboração e de solidariedade...acho francamente, que o melhor que lhe aconteceu, foi não ter tido respostas, porque pelo menos, obrigou-a a pensar e a desenvolver o seu próprio trabalho, pelo que está de parabéns...acredite que se valorizou mais como pessoa e perante terceiros;
8. Por outro lado, eu, por exemplo, não me revejo nessas coisas da falta de solidariedade...há peditórios para os quais não dou, pelos motivos que atrás referi, mas quando estamos perante uma partilha de ideias, um debate sobre um tema que permitam abrir horizontes a todos...contem comigo..(há pessoas neste fórum, que nem conheço, que sabem disso), mas isso nunca passa por dar PP's feitos por mim, da mesma forma que também não os peço a ninguém..e sabe a colega, porquê??
- Porque só ministro formação nas áreas que (julgo)
domino e nas quais tenho formação e experiência profissional
9. O meu "sétimo sentido" diz-me que se irá dar bem na formação e desejo-lhe boa sorte, mas espero (e danado-do-meu-feitio de apelar à frieza das coisas) que nunca tenha dissabores de ver um trabalho feito por si, com outro nome como autor...
Boa Sorte!!
Nota: Não sou da sua área, mas ..olhe..contacte-me se quiser trocar ideias...