Caros formadores,
Venho abrir este post para trocar um pouco de ideias e ver qual a vossa perspectiva do assunto. Sou formadora e professora, e durante muitos anos trabalhei a recibos verdes, depois a contrato e a recibos verde ao mesmo tempo, mas isso acabou perante as dificuldades financeiras da empresa onde estava.
Estive a contemplar as minhas opções, que eram
-continuar na área da formação, fazendo o que gosto, mas com todos os inconvenientes: ganhar à hora, a recibos verdes, não ter trabalho no verão ou na época do natal, nunca saber exactamente com que dinheiro contar, correr o dia todo para ir a mil sítios dar formação, perder horas de trajecto para trabalhar só uma, pagar a SS a 150 euros todos os meses, enfim, tudo aquilo que vocês sabem perfeitamente!
-mudar de área e arranjar um trabalho com contrato "normal" de trabalho
Optei pelo segundo pois tenho um filho de 2 anos e já não tenho a mesma disponibilidade do que antes para passar o dia a ir de um lado para o outro.
No entanto estou cheia de saudades de dar formação, não gosto nada do meu trabalho agora, falta-me aquela satisfação pessoal, e estou pronta a tentar a minha sorte de novo, embora hesite por causa daqueles problemas que referi acima.
O que pretendia com este post é saber como é que vocês vivem com a instabilidade inerente ao trabalho de formador? Como resolvem o problema de ter que pagar a SS naqueles meses em que quase não há trabalho? Conciliam com outro emprego? Se sim, como procedem para conciliar tudo?
obrigada pelas participações!