Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Especialização da formação do formador

Especialização da formação do formador 12 anos 9 meses atrás #12658

  • Learning
  • Avatar de Learning
Boa noite,

estou aqui com uma dúvida prática que precisa do vosso esclarecimento urgente (pelo menos assim espero).

Relativamente a ser formador, é necessário estar especializado em, alguma área?

Ou podemos ser detentores de CAP e irmo-nos ajustando às formações que nos são propostas?

Ou temos de tirar um curso de "formação de formador na área X"?

Agradeço a vossa atenção.

Despeço-me.
L
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Especialização da formação do formador 12 anos 9 meses atrás #12660

  • descobrir
  • Avatar de descobrir
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 52
  • Carma: 3
O curso de FPIF pretende dar-te as práticas e conhecimentos pedagógicos, gerais, para dar formação.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Especialização da formação do formador 12 anos 9 meses atrás #12662

  • Learning
  • Avatar de Learning
Obrigada pela resposta.
Quanto à finalidade prática eu sabia.
O que eu estava a perguntar é como é que se define em que áreas um formador detentor do CAP pode dar formação.

Porque por vezes pedem um formador de "qualquer-coisa" e eu queria saber como é que sabemos se podemos dar essa formação.

Obrigada,
L
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Especialização da formação do formador 12 anos 9 meses atrás #12665

  • Damare
  • Avatar de Damare
  • DESLIGADO
  • Experiente
  • Mensagens: 83
  • Obrigado recebido 4
  • Carma: 3
Para ser formador(a) antes de mais é necessário saber/conhecer alguma coisa para ensinar/formar alguém! O curso FPIF apenas dota os formandos de competências pedagógicas, iniciais ( como o nome do curso indica..).

Concretamente, se adquirir competências pedagógicas agora deve utilizá-las para ensinar/ formar outras pessoas em matérias que domina. Não seja mais um daqueles/daquelas que é formador em tudo e coisa nenhuma, desses estamos fartos! Para isso candidate-se à politica... esses sim sabem tudo e coisa nenhuma...por isso chegámos onde chegámos...!!! Já agora não é preciso ser doutor ou engenheiro... ( não tenho nada contra essa gente, até porque sou licenciado desde 1989!)
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Especialização da formação do formador 12 anos 9 meses atrás #12666

olá, julgo perceber a tua questão.

Mas, se tu próprio não sabes em que áreas poderias formar profissionais, é que não tens os conhecimentos necessários em nenhuma área particular, senão não terias essa dúvida, parece me.
No geral, quem tem CAP demostra no seu CV experiência e qualificações na área na qual pretende dar formaçao. Mas nao é necessário nem está escrito em lado nenhum.
Eu por exemplo tenho qualificação profissional no ensino de Francês e Inglês, tenho experiência na formação em empresas e no ensino público, nessas línguas (o Francês sendo a minha língua materna). Mas as empresas ém vez de me escolherem a mim, podem escolher uma pessoa qualquer que só tenha CAP e mais nada, por exemplo um amigo que tenha sido recomendado.


Ou seja, tens de pensar no teu perfil, percurso....
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.032 segundos