Pois isto não há nada, como falar com quem percebe da coisa !
Sou formador numa área muito específica: formação de operadores de equipamentos de movimentação de terras e equipamentos de movimentação de cargas.
Tenho feito várias formações financiadas, formações ao abrigo do Programa Formação PME e sempre me pagaram a 30/hora.
Esta semana questionaram-me sobre a minha disponibilidade para fazer mais uma, mas foram dizendo que só pagavam 22.
Ora fiquei como o "tolo em cima da ponte", pois como nunca trabalhei para esta entidade, por um lado devo aceitar, como forma de lá entrar, mas, ao mesmo tempo, por outro lado fico com a ideia de que me estão a explorar (vulgo "comer de cebolada" ), e aí apetece-me saltar fora. E aqui reside o principal problema: aparece já um "formador artista", que nunca tenho pousado o rabiosque numa máquina, e lá se vai a formação e o cliente.
Pergunto eu:
- O valor/hora, que é atribuido ao formador, não é definido pelo organismo financiador ?
- A entidade promotora tem como contornar esse valor ?
A ideia que eu tenho, é que o nosso recibo tem que ser apresentado para eles receberem, então o valor terá de estar de acordo com o estipulado no processo, e assim não haverá vigarice.
Que farias no meu lugar ?
Já agora, outra questão:
- É prática mais ou menos comum, preparar-se o dossier TP e depois fazer-se a formação, isto quando estamos apertados de tempo. Já o fiz várias vezes, sem qualquer tipo de problema. Tive até um caso,numa situação destas, em que me pagaram adiantado.
Agora aconteceu-me exactamente o oposto:
- Preparei o dossier, deixei-o na empresa onde iria dar a formação (não na entidade formadora) e agora, nem recebo, e, mais grave, muito mais grave, não consigo realizar a formação, já que por parte dessa mesma empresa, não existe, e penso que nunca terá existido, a mínima vontade ou intenção de a realizar, tendo só interesse nos "papeizinhos" para mostrar á fiscalização do trabalho.
Este é um caso mais chato, que não quero deixar passar de forma alguma, não pelo dinheiro, mas sim porque a formação que faço está directamente ligada à integridade física das pessoas.
Conheces alguma solução milagrosa, ou uma forma soft de os pressionar ?
Atenciosamente
Álvaro Maia