Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Pagamento honorários

Pagamento honorários 12 anos 7 meses atrás #13007

  • ALC
  • Avatar de ALC
  • DESLIGADO
  • Experiente
  • Mensagens: 113
  • Obrigado recebido 2
  • Carma: 7
Bom dia!

Será que alguém me sabe de dizer se há forma de os formadores saberem se as entidades já receberam dinheiro do POPH para pagamento de honorários.

Presto serviços de formação a uma entidade que diz estar a aguardar receber a verba proveniente do POPH para fazer pagamento de honorários de 2011. Nós (formadores) desconfiamos da veracidade desta informação pois há formadores da mesma entidade (de cursos CEF por exemplo) que têm as contas em dia.

Já liguei para o número de apoio do POPH mas prontamente me disseram que essa informação só era dada às entidades. Custa-me a crer que não haja forma de saber. Deveria ser ilegal as entidades reterem financiamentos para pagamento aos formadores, por causa de contrapartidas bancárias e outros compromissos que nos são alheios, e os formadores terem de "comer" tudo o que lhes dizem.

Quem puder esclarecer...agradecia!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Pagamento honorários 12 anos 7 meses atrás #13009

  • Damare
  • Avatar de Damare
  • DESLIGADO
  • Experiente
  • Mensagens: 83
  • Obrigado recebido 4
  • Carma: 3
Neste momento há de facto algum atraso. Na minha entidade temos um pedido de reembolso aprovado há mais de 30 dias e ainda aguarda pagamento.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Pagamento honorários 12 anos 7 meses atrás #13011

  • Psepereira
  • Avatar de Psepereira
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 54
  • Obrigado recebido 7
  • Carma: 5
Mas que ideia peregrina é essa que as entidades tem de esperar pelas verbas do POPH????
O POPH apenas faz reembolsos depois das entidades comprovarem despesa! O que acontece é que a maioria das entidades pedem-nos o recibo verde antes de nos efetuarem o pagamento...a verdade é que o formador ao emitir o recibo verde antes de receber o pagamento pode estar a meter-se numa camisa de onze varas!
A lógica de financiamento do POPH é sempre com o intuito da empresa efetuar o pagamento e depois envia a despesa para o POPH que posteriormente procede ao reembolso....mas isto só seria funcional se todas as entidades tivessem folga financeira para adiantar pagamentos.....!Enquanto formador parece-me pouco correto que sejamos sempre nós a "financiar" as ações de formação....ou seja muitas ações decorrem durante largos meses sem que os formadores recebam um cêntimo!Pessoalmente colaborei num curso EFA e durante um ano e meio não recebi nada....moral da história...acabámos numa barra de tribunal.....!

Acha que a sua situação já ultrapassou o limite do razoável? Contactar o POPH: Unidade de Controlo e Avaliação Interna , pode ser um começo. Experimente
denunciar o caso para o email: alertas@poph.qren.pt

Boa sorte!


Paulo
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Pagamento honorários 12 anos 7 meses atrás #13012

  • Damare
  • Avatar de Damare
  • DESLIGADO
  • Experiente
  • Mensagens: 83
  • Obrigado recebido 4
  • Carma: 3
Há de facto entidades que pedem reembolsos com base em recibos que não pagaram! Não é o caso da minha entidade.

Nós pagámos aos formadores e aos formandos, temos as despesas aprovadas pelo POPH, no entanto o dinheiro tarda em aparecer e assim não há fundo de maneio que resista. Já chegámos a ter 150000 euros em atraso mais de três meses!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Pagamento honorários 12 anos 7 meses atrás #13013

  • Psepereira
  • Avatar de Psepereira
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 54
  • Obrigado recebido 7
  • Carma: 5
No meu caso pessoal......também tenho tido a "sorte" de colaborar com empresas funcionais!
No mundo da formação nem tudo é mau....penso eu de que.......
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Pagamento honorários 12 anos 7 meses atrás #13037

  • ALC
  • Avatar de ALC
  • DESLIGADO
  • Experiente
  • Mensagens: 113
  • Obrigado recebido 2
  • Carma: 7
Agradeço a todos os esclarecimentos prestados.

O limite do razoável é bastante subjetivo... Não se trata de um atraso superior a 90dias (embora ande lá perto) mas a situação torna-se complicada por se tratar de uma entidade que "emprega" muita gente a tempo inteiro, em regime de prestação de serviços. Conclusão: o formador não presta um mero serviço pois funciona como uma escola, ou seja durante todo o ano letivo, com projetos ligados aos cursos de três anos que ali são ministrados. Há por isso muitas horas de trabalho que não são pagas e projetos que são concretizados à custa da dedicação dos formadores, que os fazem principalmente pela vocação que têm para ensinar e apreço pelos alunos.

Nem contrato de prestação de serviços há assinado pois a entidade agora adotou a medida de se assinar o contrato quando está a dias de terminar a prestação do serviço... Até dá vontade de rir de tão rídicula que é a situação.

Enfim, é só mais uma das muitas instituições em Portugal que demonstra a ingratidão por quem trabalha neste país.

Olhem... boas formações!
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.037 segundos