Boa tarde.
Acho muito interessante este tópico e assim partilho a minha experiência.
Sou licenciada em Medicina Dentária e devido a gosto pelo ensino iniciei a far formação em 2007, tendo já ultrapassado as 3000h de formação.
A formação que lecciono apenas funciona a nivel privado e numa das instituições começaram a pagar 20/h. Como não tinha conhecimentos acerca das remunerações, aceitei e ainda me disseram que no ano seguinte caso continuasse lá a trabalhar, passaria a ganhar 25. O certo é que já estou nessa entidade há 3 anos e há futuros formandos que no acto de inscrição pedem para ficar nas minhas turmas e actualmente - modificado no final do ano passado - o valor à hora DIMINUI para os 15!!
Numa reunião, foi-nos comunicado essa mudança - que não foi para todos, visto que os "amiguinhos do coordenador mantiveram ordenados bem como um enfermeiro que descobri esta semana, nem CAP tem - logo com o aviso de que "quem quer tudo bem, quem não quiser, há formadores que aceitam até menos".Esta mudança deveu-se ao facto de pagarem muito IVA!!Isto tudo vindo de um "coordenador" que nem aparece na entidade ou comparece a reuniões solicitadas pelos alunos e com uma escola sem as minimas condições.
Claro que a qualidade é dispensável para este coordenador e caso não tivesse consideração pelos alunos, bem que tinha dito que não, mas custa-me largar turmas de cursos com 11 meses. Acrescento ainda, que o nivel de escolaridade dos formadores não é factor de diferença na remuneração: eu como licenciada na area da medicina, ganho o mesmo que um formador que trabalhava numa fábrica e tirou o curso em questão e iniciou a dar aulas, ou ganho o mesmo que auxiliares com o 12º, etcetc.
Confesso que o meu desempenho também se alterou e recuso-me actualmente, a esclarecer dúvidas de alunos que provém de outros formadores que nem deveriam estar a dar formação.
Lamento é que a DGERT não possa actuar nestes casos, pois esta entidade está a candidatar-se à certificação e seria justissimo serem reprovados por terem formadores sem conhecimentos e valores tão baixos de remuneração. Escuso de dizer que há formadores que nem sabem elaborar um teste ou que os manuais a entregar não são as copias dos slides projectados.
Desculpem o desabafo.