Caro Bruno,
Na verdade, espero que por aqui passe quem domine esse contexto melhor do que eu, porque, para ser sincera, não percebo nada das opções que neste momento são dadas a quem se encontra nessa delicada situação. Em todo o caso, e antes de mais nada: parabéns pela decisão, muita força e boa sorte!
Depois: não encontro, em lado nenhum, uma listagem com os cursos todos do programa Novas Oportunidades, mas a verdade é que terá de existir, por isso sugiro que a procures melhor do que eu. Ainda para mais, já percebi - pela consulta que fiz - que há várias formas ao teu dispor para atingires o mesmo fim. Olha aqui:
novasoportunidades.drealentejo.pt/index....=view&id=50&Itemid=9
Mas talvez que o melhor seja deslocares-te a uma escola secundária perto de ti e pedires para ser atendido (com calma e atenção, e não às pressas e à toa como muitas vezes fazem), e não saires de lá sem as perguntas todas feitas e os filões todos explorados.
Não sei se haverá alguma coisa na área dos incêndios. Na de Higiene e Segurança é que haverá, certamente. E há sempre a hipótese de concluires o 12º fazendo apenas as disciplinas que te faltam, mas presumo que essa te interesse menos, e provavelmente tens a razão toda do teu lado.
Donde, seja como for, o primeiro passo está dado: tens a motivação. Agora virá o segundo: a informação (que deverá ser recolhida junto de fonte segura). E só depois a decisão. Sei que não ajudei rigorosamente nada, mas ocorre-me uma coisa: se não conheceres as opções todas, poderás tender a direccionar-te para uma da qual te venhas a arrepender. E ao contrário já não!
Um abraço.