Designação da UFCD:
Internet como estratégia de marketing
Código: 0393
Carga Horária: 50 horas
Objectivos: Utilizar a Internet como estratégia de marketing, tendo em vista a optimização das vendas.
Conteúdos
Marketing directo na Internet
E-mail e enquadramento legal
Regras básicas de utilização eficaz do e-mail
Utilizar o e-mail como estratégia de fidelização de clientes
Gerir as reclamações via e-mail
Comunicação personalizada e adaptada a cada cliente
Visitantes do seu site
Produtos e serviços à medida de cada cliente
Instrumentos para captar novos clientes
Produtos e serviços personalizados para antecipar necessidades e exceder as expectativas de cada cliente
Internet na estratégia de conquista e fidelização de clientes
Objectivo dos serviços de atendimento a clientes via Internet
Identificar e atrair e-customers
Rentabilizar o custo de aquisição de novos clientes
Necessidades funcionais de cada cliente
Determinar o perfil e rentabilidade do consumidor net
Será esta a UFCD?
Se não percebe nada de internet marketing vai ter que estudar um bocado. Espero que tenha tempo para se preparar mediana ou pelo menos mediocremente, ou os seus formandos vão passar um mau bocado nessas longas 50 horas.
Se forem pessoas de facto interessadas em Internet Marketing, com algumas noções e prática, Lipitaxxx vai penar sem qualquer dúvida pois não tem experiência. Talvez a turma tenha pena de si e de eles próprios e arranjem maneira de ser substituído - não desespere.
MAS, Com sorte o publico alvo nem sequer utiliza a internet e assim pode passar o tempo todo a explicar como se navega na web, usa o email, o instant messaging, o facebook, os fóruns etc.
Se for uma pessoa comunicativa e com um mínimo de prática pedagógica neste cenário vai se sair bem, todos sairão felizes das 50 horas de Internet Basics.
Temos portanto um quadro em que, se tudo correr bem, estará safo.
Contudo, desde o primeiro momento que imagino quem o terá seleccionado para esta formação, e essa pessoa sim, deverá sair já do mercado da formação profissional, para bem dos formandos, dos formadores e da credibilidade geral de uma actividade que se quer profissional.