Bom dia!
Não consigo evitar responder a este post. Eu sou de Recursos Humanos portanto, tenho muito material sobre Gestão das Organizações (bibliografia) mas como nunca dei formação nesta área tão específica, nem no curso TSSHT, não tenho material já elaborado. Considero ainda que uma das competências do formador é elaborar os seus materiais. No entanto, caro Luís, em termos de manual, que normalmente é o que nos ocupa mais tempo a elaborar e tem que partir de fontes fidedignas, poderá consultar a listagem de manuais disponíveis pela equipa Infor Manuais (infor.manuais@gmail.com).
Ainda acerca da questão "Já agora num espirito de partlha sincera, porque não deixarmos aqui propostas de formação que nos foram feitas e para as quais não temos perfil?", eu gostaria de informar que já me solicitaram formação que eu recusei por considerar que não tenho perfil, por duas vezes! Nestes casos indiquei colegas que sei que dominam melhor do que eu a área. Isto chama-se networking, ou não somos uns para os outros e eu ainda vivo num mundo utópico?
Como formadora, confesso que não estou com um horário confortável, entenda-se por confortável ter um rendimento que me permita a qualidade de vida que desejaria ter. Aliás, neste momento, até estou em vias de desemprego (temporário, espero!), mas prefiro manter a minha dignidade profissional e, se todos formos assim, concordo com Barby, a classe fica a ganhar! Sem sombra de dúvida! Arrisco-me ainda a afirmar que a classe ficaria a ganhar se os/as formadores/as que na realidade não gostam da função a abandonassem pois infelizmente tenho encontrado alguns/as colegas que não gostam da formação e andam aqui "porque sim", o trabalho nem sempre tem qualidade, o trabalho em equipa torna-se mais difícil e toda a equipa fica a perder.
Espero não ofender, pois não é esse o objectivo e estes espaços (fóruns) devem servir para trocarmos e partilharmos ideias e opiniões, só assim crescemos ao nível do espírito crítico!
Peço desculpa por ainda não estar adaptada ao acordo ortográfico, é um handicap, mas estou resistente
Cumprimentos e votos de sucesso para todos/as,
Carina