Boa noite ! Procuro manual da ufcd 9645 (educação artística - dança) !
Melhores cumprimentos
Objetivos
________________________________________
• Reconhecer a importância da dança para o desenvolvimento global.
• Identificar os conceitos básicos da dança.
• Identificar diferentes estilos de dança.
• Intervir em diferentes universos coreográficos.
• Colaborar na organização de situações de prática de atividades de dança.
Recursos Didáticos
________________________________________
Conteúdos
________________________________________
• Importância da dança para o desenvolvimento global
o Dança enquanto forma de conhecimento
o Conciencia e dominio do corpo
o Expressividade e a intencionalidade do movimento
o Comunicação com o outro e com o grupo
• Dimensões da educação artística
o Fruição/Contemplação
- Desenvolvimento dos processos de observação, descrição, análise, síntese e juízo crítico, de uma forma sistemática, organizada e globalizante, através do contacto com diferentes universos coreográficos
o Interpretação/Reflexão
- Desenvolvimento das capacidades de expressão, comunicação e a apropriação de conhecimentos da linguagem elementar da dança e da sua compreensão no contexto
o Experimentação/Criação
- Integração progressiva e intencional de materiais, meios, técnicas e conhecimentos através de explorações e atividades expressivas proporcionadoras de ocasiões conducentes à resolução de problemas
• Conceitos de dança
o Corpo
o Espaço
o Tempo
o Dinâmica
o Relações
o Improvisação
o Composição
• Estilos de dança
o Clássica
o Moderna
o Contemporânea
o Social
o Tradicional
o “Danças de Rua”
• Atividades de Dança
• Organização e planeamento
• Desempenho/interpretação (entre outras):
o Imitação, através do movimento, de: situações da vida quotidiana, histórias, canções, lengalengas
o Imitação (em simultâneo) de movimentos/sequências de movimentos sugeridos pelo professor e/ou colega (s)
o Repetição/Reprodução de movimentos/sequências de movimentos sugeridos pelo professor, colega (s) ou outros
• Construição/criação (entre outras)
o Criação / recriação de movimentos a partir de, temáticas e personagens
o Improvisação de sequências de movimentos a partir de estímulos vários
o Construção de combinações de movimentos locomotores e não locomotores para expressar a sensibilidade individual face a temas sugeridos pelo professor (imagens, sensações, emoções, histórias, canções, etc.)
• Observação/apreciação: (entre outras)
o Observação de pequenas danças, em contexto de sala de aula, alternando as funções de intérprete e de observador
o Observação e apreciação de diversas formas de dança, em diferentes contextos: físico (teatros, auditórios, museus,) televisivo e cinematográfico (séries, filmes, DVD) e digital (Internet, CDROM)
o Expressão / comentário de pequenas peças de dança, utilizando vocabulário específico apreendido