paulosf escreveu:.../...
O colega António Vieira, por certo, não sabe, ou não quer saber de duas coisas:
- de acordo com o perfil profissional devidamente regulamentado pela legislação nacional,o TSSHT tem perfeito enquadramento para a elaboração de Projectos de Segurança Contra Incêndios;
e que
- existe uma "coisa" chamada Licenciatura em Segurança no Trabalho que confere a saída profissional de TSSHT.
Ou seja, não estamos a falar de bacharelatos, nem de engenheiros Zootécnicos ou Agronómicos, acreditados pela Ordem dos engenheiros, a exercer por exemplo funções de Coordenadores de Segurança na Construção só porque têm um curso de 500 e tal horas de equivalência a TSSHT, mas sobre os quais ninguém se pronuncia porque... são engenheiros.
Meu caro Paulosf,
Quando fiz a pós graduação (numa escola pública) em HST, tinha 2 ou 3 colegas que não sendo de nenhuma área de Engenharia, andaram literalmente o curso todo a "apanhar bonés".
É óbvio que existem outras áreas de formação superior técnica que permitem que um determinado indivíduo possa dar um bom TSSHT, mas também me parece mais do que óbvio que "facilita" muito se a área de formação for engenharia.
Por aquilo que foi ensinado nessa pós graduação sobre incêndios, e ainda assim foi imenso, tenho a certeza que nenhum dos meus colegas (eu incluido) que por lá andaram, estivessem habilitados para elaborar, duma forma consciente, um "Projecto de Segurança Contra Incêndios".
Sobre os cursos de formação (ou pós graduação se forem dados numa escola superior) com as tais 540 horas, que conferem o CAP V, sou o primeiro a dizer que são perfeitamente ridículos, sobretudo porque os conteúdos programáticos são mais para formar pessoas com a consciência que nada sabem (os que ainda conseguem chegar a esse nível de consciência), do que propriamente para formar aquilo que deveriam fazer - Gestores de Sistemas de Segurança!