Caro Ruben,
Se é (ou não) formador há mais tempo do que eu, tal facto, não faz de si ser melhor formador do que eu ou de qualquer outro!!
Consultando o seu perfil aqui neste portal, verifiquei que tem, hoje, 189 créditos, contra os 456 que eu tenho, mas isso também não quer dizer nada...
O que eu quero dizer, e sempre defendi, aqui ou noutro lugar qualquer, é que cabe ao próprio formador, a realização dos próprios manuais de formação. Eventualmente, podemo-nos socorrer de ajudas, disponibilizadas pelos colegas, mas condeno veementemente quem utiliza os manuais de outros formadores como se fossem seus, alterando-lhes apenas o nome do autor, substituindo-o pelo seu.
Não sei se é o seu caso (e nem me interessa), mas pelo seu pedido "Solicitava a quem poder facultar o manual ou outros materiais sobre o tema" posso deduzir o que bem me aprouver.
Aliás, se for ler as minhas mensagens, neste fórum, em nenhuma delas eu solicitei/solicito os manuais do que quer que seja, porque considero que, dessa forma, a própria formação já está condenada quando o formador não sabe fazer o seu trabalho.
Ministrar formação não se resume a despejar a formação em contexto de sala; é pena que alguns formadores (ainda) não tenham percebido isso!!!
Cumprimentos,
Joel Pinto