Proavelmente terei mais criticas que outras coisas, mas a mim, particularmente "choca-me" um bocado profissionais de outras áreas a solicitarem ajuda para dar formação em Animação Sociocultural.
Porém choca-me (sem aspas) muito mais instituições de ensino que permitem que profissionais de outras áreas, ministrem acções de formações de animação socioculturais, não sendo Animadores Socioculturais, com o minimo de formação.
Se um curso de inglês tem de ter um professor de inglês, se um curso de HST tem de ter um técnico de HST, porque raio, um curso de Animação Sociocultural, pode ter professores e formadores de outras áreas? Por falta de oferta de Animadores Socioculturais? Não creio!!!
Sou licenciado em Animação Sociocultural e se me convidassem para dar um módulo de sociologia, psicologia, investigação social, antropologia, pese embora sejam áreas das ciências sociais, não aceitaria, certamente. Se não o que falaria nas aulas? De slides que retirava deste e de outros sites? Não me parece aceitável, pelo menos tendo em vista o resultado final, dos alunos ou formandos, portanto.
Sou formador de cursos profissionais de Animação Sociocultural, EFA e UFCD - tudo no âmbito da Animação Sociocultural, e valorizo bastante aminha experiência "no campo", mas também a académica.