Boa tarde,
Também estou a dar OTET ao 11ºano de Turismo e já dei esses módulos.
Relativamente ao módulo 5 "Estrutura e organização das unidades de acolhimento" dei os tipos de alojamento que podem existir segundo a "nova" legislação e a estrutura organizacional de um empreendimento turístico (os vários departamentos,secções e sub-secções que podem existir numa unidade de alojamento, qual a função/importância de cada um). Ainda neste módulo os alunos fizeram um trabalho de grupo sobre uma unidade de alojamento do concelho. Nesse trabalho tinham de fazer recolha de informação da unidade que escolheram e realizar uma entrevista ao chefe de recepção ou alguém superior... A entrevista foi preparada nas aulas por razões óbvias.
Quanto ao módulo 6 "Atendimento e Informação em Empreendimentos Turísticos" explorei as secções da recepção (front-office, back-office e portaria), qual o tipo de actvidades que aqui são desempenhadas, as formas de comunicação existentes, como redigir e identificar documentos necessários na recepção e toquei no tema de protocolo e cortesia (dei o conceito e a diferença entre eles), os serviços que podem existir numa unidade de alojamento (os alunos pesquisaram na internet indo aos sites de algumas unidades) e por fim dei alguns locais de interesse da região e serviços prestados extra-unidade de alojamento.
No que diz respeito a estes módulos é inevitável os conteúdos de OTET e TCAT "tocarem-se". Na minha opinião o melhor a fazer é falar com a pessoa que estiver a dar TCAT ou tiver dado a disciplina para repetir o menos possível. Eu fiz isso mas mesmo assim sei que houve assuntos que foram repetidos. Não há nada a fazer quanto a isso...
No módulo 4 "Operações Técnicas de Serviços de Recepção em Alojamento Turístico" estou a dar conceitos básicos relacionados com a hotelaria e vou usar esses conceitos como fio condutor.
Espero ter ajudado...