Olá colegas,
Nesta discussão sobre a legitimidade ou não de algumas pessoas monitorarem formação em Turismo, sem terem qualificações ou informações para tal, queria apenas sublinhar que, em mts casos, a culpa não é apenas dos pps formadores...
Há formadores que deviam ter consciência sobre se os conhecimentos que possuem numa determinada area são suficientes ou não para transmitirem correctamente os conteudos aos formandos (conheço mts que infelizmente não têm essa percepção, eu pessoalmente verifico cada referencial que me propõem e devo dizer que já recusei UFCD's pq não considerava estar à vontade a nivel de experiencia e conhecimentos que me permitissem ensinar, apesar de a minha formação base ser toda em Turismo assim como a minha experiência profissional). Mas, por outro lado, também há coordenadores e responsáveis pela selecção de recursos humanos que não têm essa preocupação e definem módulos para formadores cuja formação não se adequa.
São vários os problemas estruturais que permitem essa situação e também concordo com a colega SHED qd refere que, o nosso principal interesse, devem ser sempre os formandos, as pessoas que estamos a formar e se, para tal, teremos de ajudar colegas que nao possuem qualificação adequada mas q se interessam por desempenhar bem as suas funções, então porque não?
Olhemos para o lado e tentemos compreender as situações e as pessoas! Afinal é disso tb que se trata em Turismo: relações humanas, relações interpessoais, saber agir e interagir, saber lidar com o outro, compreensão, conhecimento e inter-ajuda... Sejamos conscientes sobre os nossos actos e suas consequências, e não apenas sobre os nossos interesses!
Saudações Turísticas