cursos vocacionais: conferência de reflexão sobre os currículos de ensino profissional na escola pública para permitir perceber-se melhor o alcance deste tipo de cursos que podem ser objeto de candidatura atá ao final do mês de Junho.
Acompanha este post o PowerPoint que foi apresentado nesta sessão:
www.arlindovsky.net/2013/04/os-cursos-vocacionais/
Estando previsto o fim dos cursos CEF e PIEF, este deve ser o único modelo com novas candidaturas aprovadas para o ano letivo 2013/2014 e que se mantém ainda em fase piloto.
" Avaliar os Cef
Os Cursos de Educação e Formação têm dois graves defeitos: são muito dispendiosos e não geram resultados positivos. Esta é a impressão generalizada de quem lida com eles. Mas essa impressão precisa de ser testada com base numa avaliação independente e séria centrada nos custos e benefícios. Há exceções como em tudo na vida. Na generalidade, as turmas Cef caracterizam-se por:
Os alunos entram e saem das aulas quando querem.
Os alunos não ganham os hábitos de trabalho e as virtudes do caráter que as empresas desejam: pontualidade, assiduidade, resiliência, respeito pela hierarquia e autocontrolo.
Os alunos não adquirem competências profissionais que sejam transferíveis para o mercado de trabalho. Há poucos Cef bem articulados com a economia e as empresas locais.
Em muitos casos, os alunos passam o tempo a navegar na Internet e recusam-se a fazer outra coisa.
O número de alunos por turma é, regra geral, muito pequeno, tornando este tipo de ensino demasiado caro. Em muitos casos, as turmas têm menos de 15 alunos.
É tempo de o MEC fazer uma avaliação dos Cef, tendo em conta: os custos, o rácio alunos/professor, a taxa de empregabilidade e a taxa de prosseguimento de estudos.
Se os resultados da avaliação forem negativos, O MEC tem de pôr fim à experiência dos Cef."
www.profblog.org/2012/04/avaliar-os-cef.html