Mais de 26 mil professores para 600 vagas no Ministério da Educação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONCLUIU PROCESSO DE VINCULAÇÃO EXTRAORDINÁRIA DE PROFESSORES
O Ministério da Educação e Ciência concluiu ontem o processo de vinculação extraordinária de professores, com o preenchimento de 603 lugares de quadro distribuídos por 28 grupos de recrutamento.
A realização deste concurso visou colmatar necessidades persistentes e reais do sistema educativo, designadamente horários completos e anuais, por grupo de recrutamento e área geográfica, verificados desde 2009.
Os 28 colocados no primeiro lugar de cada um dos grupos de recrutamento têm em média cerca de 24 anos de serviço, cumprindo-se assim um dos objetivos deste concurso: responder às expectativas de docentes que trabalham dedicadamente há vários anos nas nossas escolas na condição de contratados.
Neste concurso de vinculação extraordinária foi naturalmente respeitada a quota obrigatória por lei para a vinculação à função pública de pessoas com deficiência. Ao abrigo desta legislação obtiveram um lugar nos quadros 72professores.
A abertura deste concurso foi uma decisão inédita e que representou um esforço assinalável por parte do Governo, tendo em conta o difícil contexto económico que o país atravessa. Foi promovida a empregabilidade possível, sempre numa perspectiva da boa gestão dos recursos humanos e da sua adequação às necessidades, rigorosamente aferidas.
Com as vagas agora preenchidas permite-se que os candidatos vinculados se apresentem no concurso nacional de 2013 como docentes de carreira.
Tendo sido um compromisso do atual Governo, esta é também uma medida decisiva para a valorização dos docentes e das suas carreiras e para a estabilização dos recursos humanos das escolas, fator fundamental para o sucesso escolar dos nossos alunos.
As listas definitivas estão disponíveis desde ontem no portal da Direção Geral da Administração Escolar e podem ser consultadas aqui:
www.dgae.mec.pt/_main/
Fonte:
www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/mi...cao-professores.aspx