Professores sem turma poderão ficar com actividades extra-aulas do 1º ciclo
07 Maio 2013, 09:36 por Jornal de Negócios Online
O Governo pretende retirar às autarquias a possibilidade de contratarem profissionais para actividades extra-curriculares
O ministério da Educação planeia que os professores sem turma possam leccionar as activididades extra-curriculares, substituindo os profissionais até agora contratados pela autarquias que asseguram estes tempos não lectivos. A informação é avançada hoje pelo Diário Económico, que a inclui no pacote de medidas de poupança de Nuno Crato.
O ministro da Educação conta poupar assim cerca de 75 milhões de euros por ano e evitar a que os professores com horário zero passem para a mobilidade especial, avança o diário.
No plano de cortes permanentes da despesa pública apresentado na sexta-feira pelo primeiro ministro, há cerca de 100 milhões de euros de poupanças previstas para este ano, a que se juntam mais 220 milhões de euros em 2014.
As actividades extra-curriculares vão do 1ª ao 4ª ano do 1º ciclo, que abrange mais de 400 mil alunos, e incluem aulas que vão do inglês à educação musical. Estas actividades não contam para a avaliação e são, desde 2008, uma competência das autarquias.