Sete em cada dez procuram melhorar a sua formação
16 | 05 | 2013 18.10H
Patrícia Susano Ferreira | pferreira@destak.pt
De acordo com as mais recentes conclusões do Kelly Global Workforce Index, os trabalhadores em Portugal estão cada vez mais a assumir o controlo da sua formação profissional e do desenvolvimento das suas competências de forma a poderem gerir as suas carreiras e manterem-se competitivos num mercado cada vez mais desafiante.
De salientar que quase sete em cada dez (68%) dos inquiridos em Portugal ou estão ativamente à procura ou ponderam frequentar alguma forma adicional de formação académica ou profissional e mais de metade (62%) referem que a sua principal motivação para frequentar ações de formação consiste na oportunidade de evolução para outra empresa, mais do que uma promoção dentro da empresa onde se encontra, ou ainda para dar início ao seu próprio negócio.
Para além disso, seis em cada dez inquiridos pela Kelly apontam o facto de ser bilingue como uma competência que constitui um pré-requisito para o êxito profissional, destacando o inglês e o espanhol como opções preferidas. A cooperação, o trabalho em equipa, a organização e a escuta ativa também são apontadas como críticas para o sucesso profissional.