Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: OCDE e Formação dos Professores

OCDE e Formação dos Professores 9 anos 10 meses atrás #17085

  • Mário Martins
  • Avatar de Mário Martins
  • LIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 676
  • Obrigado recebido 111
  • Carma: 42
OCDE defende que Portugal tem que continuar a trabalhar na formação dos professores
Lusa
19 Jan, 2015, 12:07

A OCDE defende que Portugal precisa de "continuar a trabalhar numa definição mais clara" dos percursos profissionais de professores e diretores escolares, garantindo formação adequada e formação contínua para os docentes, lê-se num relatório hoje divulgado.
A posição da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) consta do relatório `Perspetivas das Políticas Educativas para 2015: Concretizar as Reformas`, hoje divulgado pela organização internacional.

A OCDE entende ainda que uma das questões e objetivos principais das políticas educativas de Portugal para este ano, no que diz respeito às instituições, deverá passar por continuar a desenvolver formas de avaliação centradas nas aprendizagens dos alunos, o que, refere-se no relatório, "forneceriam informação mais clara sobre a forma como as escolas, diretores e professores podem melhorar o desempenho em sala de aula, indo para além do objetivo da responsabilização ou prestação de contas".

No que diz respeito aos alunos, a OCDE destaca que os principais desafios do país são garantir o cumprimento da escolaridade obrigatória de 12 anos e aumentar o nível da frequência no ensino secundário e ensino superior.

A organização internacional afirma também que Portugal enfrenta o desafio de garantir um ensino inclusivo e de qualidade para todos os alunos.

Sobre o sistema de ensino, a OCDE faz referência à "grande importância" dos objetivos de descentralização da gestão e de uma maior autonomia das escolas, assim como de racionalização dos recursos financeiros.

Fonte RTP
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.030 segundos