Procura no profissional é tanta que já há turmas cheias para cursos ainda por aprovar
por Ana Bela Ferreira
Via profissional tem cinco vezes mais alunos inscritos do que há dez anos e continua a atrair cada vez mais.
O ensino profissional continua a afirmar-se como uma opção para os jovens portugueses que querem completar a escolaridade obrigatória. Em dez anos, esta via de ensino aumento cinco vezes o número de inscritos, passando de 34 399, em 2004, para 177 699, no ano passado. Os números são reveladores do sucesso que promete manter-se. Neste momento, as escolas já estão a receber pré-inscrições para o próximo ano letivo e ainda antes das turmas estarem aprovadas, já estão cheias.
"Já tenho alunos para fazer duas turmas, mas sei que só devo ter uma aprovada e por isso vou ter de fazer seleção", exemplifica o diretor da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim. José Eduardo Lemos só oferece na sua escola um curso profissional, o de Técnico de Multimédia, e por isso acredita que este será novamente aprovado pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).
Na mesma situação está a Escola Profissional de Tondela que abriu pré-inscrições para os seus cursos, que até foram aprovados previamente de acordo com a estratégia regional de procura e oferta. "Em termos de região os cursos foram aprovados e agora esperamos só a aprovação formal do ministério, mas à partida a oferta submetida será aprovada", acredita o diretor da escola José António Dias.
www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4656815