Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: MEDIAÇÃO DE CURSOS EFA

Re: MEDIAÇÃO DE CURSOS EFA 16 anos 1 mês atrás #1021

  • Madre
  • Avatar de Madre
Mil obrigadas, Dulce!

Não tenho experiência como mediadora; apenas sou formadora de adultos há já muitos anos, para além de psi.

No entanto, há uns tempos começaram a surgir-me várias hipóteses ligadas às Novas Oportunidades (um mundo totalmente novo para mim), e acabei a ler umas coisas sobre isso. Mas não sabia nada do que me disseste, de facto (isso, das "versões" contínua e pontual). Efectivamente, um trabalho feito "a la long" e em presença parece-me o mínimo para que a coisa seja séria. Por outro lado, assim de repente, isso fez-me lembrar aquilo que alguns directores de escola (num sentido lato) fazem: o acompanhamento persobalizado dos alunos quando necessário, a coordenação das aulas, etc. A primeira parte vai muito bem comigo; por outro lado, não aprecio nada o backoffice da coisa, a parte dos papéis. Pensei que, apesar de tudo o mais, o mediador também fosse formador do grupo, podendo assim sentir, no terreno, as dificuldades do mesmo. Já vi que não; nada disso

Uma vez mais, obrigada pela ajuda.

Estarei hoje presente numa reunião em que me será apresentada uma proposta nesse sentido, pelo que, posteriormente, se achares interessante, solicito "conexão" contigo, para te poder contar, por mail, as novidades!

Um abraço!


PS - Não faz um mês, na UAL ofereceram-me 1800€. Não me lembro de ter ouvido a expressão "Mediador", mas
sei que estaria imediatamente acima dos técnicos de RVCC e as funções pareciam-me congéneres. Estarei a baralhar tudo? Vou imprimir o que me mandaste e ler pelo caminho, para não chegar com dúvidas muito ridículas.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: MEDIAÇÃO DE CURSOS EFA 16 anos 1 mês atrás #1025

Atenção Madre!

O mediador també é formador: normalmente do módulo Aprender com Autonomia (AA) e em alguns casos de Cidadania e Empregabilidade.

O mediador, mesmo quando acaba o módulo de AA, porque é um módulo pequenino, tem autoridade para pedir principalmente aos formadores da componente profissional algum tempo para estar com o grupo e assim sentir-lhe o pulso.

É um desafio constante para o mediador manter a ligação que conseguiu no início do curso em que era só ele e o grupo, durante o processo de reconhecimento e validação de competências, manter essa confiança durante todo o curso.

Sim és capaz de ter sido convidada para directora ou coordenador do centro de novas oportunidades... Ah! Não me importava nada! Esse valor é regulamentado também. Já vi a legislação mas não sei onde tenho. Já vou ver dela e envio-ta.

Boa sorte!

O meu mail é dulcesalvado@hotmail.com

Depois conta!

Bj
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: MEDIAÇÃO DE CURSOS EFA 15 anos 11 meses atrás #1388

  • sofiacp
  • Avatar de sofiacp
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 1
  • Carma: 0
Boa tarde,

Pelo que me apercebi têm estado essencialmente a trocar impressões sobre a mediação de cursos EFA de nível básico. E relativamente às mediações dos EFAs de nível secundário, já há experiências para para partilhar, dúvidas e angústias.

Tenho alguma experiência nas mediações do básico mas só recentemente me aventurei nas mediações de secundário. Sinceramente sinto-me um pouco perdida e não consigo compreender muito bem a filosofia subjacente.

Gostava muito de ouvir testemunhos de outros mediadores dos cursos EFA NS
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: MEDIAÇÃO DE CURSOS EFA 15 anos 11 meses atrás #1391

  • Marta C
  • Avatar de Marta C
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 2
  • Carma: 0
Também estou a dar os primeiros passos na medição de um curso EFA nível secundário Vou fazer formação nos próximos fins de semana. Depois digo alguma coisa.
Há muita informação mas toda muito vaga.
Area de PRA... assusta-me não saber o que fazer com as formandas com culturas e experiencias tão dispares.
É uma actividade bem remunerada mas dá muito trabalho e falta o tempo sobretudo quando se tem horário completo como professor do Ensino secundário!
Vãodando notícias. Vou passar a ser frequentadora assídua.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: MEDIAÇÃO DE CURSOS EFA 15 anos 11 meses atrás #1442

  • LuisaSilva
  • Avatar de LuisaSilva
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 6
  • Carma: 0
Para os que andam um pouco perdidos como eu que estou a dar EFA pela primeira vez. Deixo aqui o link de um site que me tem ajudado muito a organizar-me e a pensar dentro da "mentalidade" EFA. Penso que eles tem já algumas coisas sobre Mediação: Portefólio Reflexivo de Aprendizagens (PRA):
novasoportunidades.eu
Última Edição: 15 anos 10 meses atrás por LuisaSilva.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: MEDIAÇÃO DE CURSOS EFA 15 anos 10 meses atrás #1924

  • catita
  • Avatar de catita
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 1
  • Carma: 0
Boa Noite

Bem, tal como muitos de vocês fui surpreendida com a hipótese de ser mediadora de um curso EFA... E também ando um pouco perdida, principalmente, porque apesar de já ter lido os materiais aconselhados continuo com imensas dúvidas, principalmente porque me dá a sensação que é tudo muito virado para o EFA escolar (talvez esteja enganada...), mas continuo sem perceber como se transpõe tudo aquilo para um EFA de dupla certificação (nível secundário) que tem imesas horas de formação tecnoclógica (tudo fala só em formação de base...)...

E é aqui que peço a vossa ajuda...Alguém me consegue explicar, como funciona a situação do sistema de créditos num EFA NS de dupla certificação? E como é que isso deve ser reflexo no PRA?

Assusta-me um pouco ter que ajudar os formandos e formadores neste aspecto quando eu própria ando um pouco sem saber bem o que fazer e dizer...

Ainda para mais está super difícil conseguir frequentar formação sobre este tema na zona de lisboa...já me inscrevi em duas acções que acabaram por ser canceladas...

Agradecia imenso se me alguém me conseguisse explicar melhor esta situação do EFA de dupla certificação, ou que me indicasse alguns materiais que explicitem melhor estes aspectos.

E já agora, se sabem de alguma formação na zona de lisboa que vá arrancar brevemente para mediadores de cursos EFA.

Obrigada a todos
Cátia Pereira
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.036 segundos