Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: MEDIAÇÃO DE CURSOS EFA

Re: MEDIAÇÃO DE CURSOS EFA 16 anos 1 semana atrás #856

Boa tarde,

É que tenho alguma dificuldade em saber por onde começar.

Em primeiro lugar - mediador EFA, pelas orientações técnicas, deve preferencialmente ser das áreas da psicologia ou sociologia. Houve uma altura em que as DRE (o pessoal da antiga ANEFA) era rigoroso neste critério.

E isto faz sentido porquê? Porque o mediador é o responsável pelo RVC (Reconhecimento e Validação de Competências) ou se preferirem pelo balanço de competências que é feito antes de iniciar o curso propriamente dito. Neste Balanço de Competências, cujos instrumentos estão disponíveis no site da ANQ, vai explorar-se a História de Vida individualmente de cada formando e é bom o mediador ter bases de psicologia, enfim, sociologia, enfim de relações pessoais e de comunicação, para poder actuar em algumas situações complicadas que possam surgir.

Acreditem, por vezes não lembra ao diabo! O mediador tem que fazer sair o melhor de cada formando, conta também com a restante equipa pedagógica da formação base para poder melhor avaliar quais os critérios de evidência que podem ser validados.

Ao mediador compete também ministrar o módulo de AA (Aprender com Autonomia) que poderá aproveitar para motivar os formandos e ajudá-los nesta nova etapa e nova aventura que é para muitos deles voltar a estudar.

O mediador, ao longo do curso deve continuar a ser o "anjo da guarda" dos formandos, zelando para que consigam ultrapassar as questões que vão surgindo e para que assim consigam concluir com aproveitamento o curso. O mediador é também o grande dinamizador dos temas de vida, para o qual deve solicitar ajuda ao formador de Cidadania e Empregabilidade, de forma a conseguir definir com os formandos os temas e as respectivas questões geradoras. É também o grande dinamizador da equipa pedagógica ao promover as actividades integradoras que vão dar resposta às questões geradoras dos formandos.

É muito giro. Consultem o site da ANQ, façam pesquisa sobre balanço de competências, vejam o que era a ANEFA e de onde vêm os cursos EFA (Paulo Freire é bíblia), vejam o site www.infoefa.com

Depois coloquem dúvidas mais específicas...

Bom trabalho e boa sorte ;)
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: MEDIAÇÃO DE CURSOS EFA 16 anos 1 semana atrás #857

MUITO IMPORTANTE!

Leiam esta legislação

Anexo Port_230_2008_7Mar_o.pdf não encontrado

O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: MEDIAÇÃO DE CURSOS EFA 16 anos 3 dias atrás #952

  • descobrir
  • Avatar de descobrir
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 52
  • Carma: 3
A Dulce Helena deu a resposta completa. Essa legislação e os sites que mencionou abordam tudo o que há para saber acerca da mediação num sentido teórico.

Na prática e como foi dito ainda tudo está verde e mesmo as instituições oficiais ainda estão a aprender. Há assim uma aprendizagem em 2 vias!

Não sendo uma área que me desperte interesse, e não sendo eu que pedi as explicações, agradeço a disponibilidade desta utilizadora em tentar ajudar!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: MEDIAÇÃO DE CURSOS EFA 16 anos 3 dias atrás #978

  • Madre
  • Avatar de Madre
Dulce, irei ler a documentação atentamente, muito obrigada!

No entanto, e apenas para o caso dessa informação lá não vir, saber-me-á(s) dizer qual o valor que se costuma pagar a esses técnicos, ou é por demais variável? Isso, porque tenho agendada uma entrevista numa escola, e gostaria de ir com uma certa noção. Caso essa não exista por aqui, quando de lá vier digo-vo-lo eu!

'Bigada!:silly:
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: MEDIAÇÃO DE CURSOS EFA 16 anos 1 dia atrás #992

  • Dália Faria
  • Avatar de Dália Faria
Luís,

Se for ao site da ANQ - Agência Nacional para a Qualificação - ou ligar para lá terá a informação que precisa.


Administradora do Forma-te,
Dália Faria
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: MEDIAÇÃO DE CURSOS EFA 16 anos 3 horas atrás #1002

Bom dia Madre,

Na altura em que eu trabalhei com cursos EFA (de 2003 a 2006) o mediador trabalhava a tempo inteiro com o curso, na entidade em que eu estava o mediador para além do precioso trabalho que fazia com os formandos tanto em termos psicológico, afectivo e social, trabalhava também a coordenação da equipa pedagógica tanto ao nível de motivação e dinamização, como ao nível mais burocrático, fazendo a gestão do dossier técnico pedagógico (tinha que gerir substituições de formadores, controlar os materiais entregues, verificar folhas de sumário, verificar falatas de formandos e analisar as justificações das mesmas validando-as,...) Enfim, era um trabalho constante e recebiam, a recibos verdes, cerca de 1.200€ por mês.

Mas sei de entidades, que não tinham este procedimento com o mediador... apenas queriam que lá comparecessem duas ou três vezes por semana... Claro que os resultados não são sequer comparáveis. Porque se os formandos tiverem a confiança no mediador, muita coisa é ultrapassável e o rendimento dos formandos é completamente diferente.

De qualquer maneira é bom que vejam este despacho normativo.

Anexo DespNormn_4_A_24_01_2008.pdf não encontrado



Qualquer coisa é só dizeres. Espero ter ajudado.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.033 segundos