Sabe que, hoje em dia, a comunicação social dá importância a quem diga umas coisas assim mais ásperas, a quem seja polémico nas suas afirmações, a quem, em suma, dê nas vistas....a quem não tenha nada para dizer, mas que seja relevante pela forma como o diz...e se gritar..melhor...
Veja, por exemplo, que se convidam sempre os mesmos....Marinho Pinto, José Castelo Branco, Medina Carreira...
Na minha modesta opinião ( e..eis-me a despir a pele de "formador"), ele não sabe o que diz. Não passam de afirmaçõs gratuitas, avulsas, sem nexo...e que não me merecem, para mim, o minimo crédito, vindas de quem vem.
Admitindo que ele NUNCA deu cursos EFA, NÃO conhece a realidade, nem imagina do que fala, pelo que só posso interpretar tais declarações, como um aproveitamento politico..nada mais.
Falta de respeito pelos agentes envolvidos e, particularmente, pelos formandos, foi o que MC demonstrou!
Em termos práticos, e respondendo às suas questões, os EFA'S tem tanto de sério e de aldrabice, como tem as universidades e cursos afins...onde também se atiram testes ao ar e se passam os alunos, cujas folhas cairam em cima da cama...
Ou seja, como em tudo, a seriedade e dignidade das coisas, depende sempre dos agentes envolvidos, logo, tanto há bons professores universitários, como há bons formadores..tanto há maus professores, como maus formadores...
Não tenho dúvidas que os EFA's estão a ser uma grande alternativa para a qualificação das pessoas que, em momento oportuno e por vicissitudes da vida, não puderam completar os seus estudos; cursos que têm melhorado a vida e a personalidade dos alunos, tornando-os "melhores" pessoas...gente que trabalha muito e se dedica de alma e coração!!!!!
Agora, falo por mim e por muitos colegas que, sei, lutarem pela exigência e pela credibilidade da formação, que são exigentes e rigorosos, que não validam os formandos por "dá cá aquela palha"...agora, sim... a ideia é os formandos validarem..mas isso também acontece no ensino "normal"...a ideia é que todos tenham aproveitamento!
Simplesmente, os métodos são diferentes!
Não..não digo que não há a história (porque não tenho a veleidade de pensar conhecer tudo) de "entregar o papel ao professor e vão-se embora com o curso"...na minha realidade, isso não acontece!
Vejo todos os dias, gente a saber mais, a querer saber mais, felizes pela oportunidade, felizes pelo conhecimento e pela partilha..pela porta aberta para uma vida melhor que estes cursos tem sido.
Realidade, também: os EFA's, tal como os cursos superiores, não prometem empregos!
Só tenho pena que a comunicação social não projecte da mesma forma, as experiências e as mudanças que os EFA's tiveram na vida das pessoas e que são relatadas no programa "Iniciativa" (perdido na programação da RTP2)...com certeza que, hoje, a opinião públcia teria uma ideia diferente das Novas Oportunidades.