Ola. Sou professor do grupo 430 - Economia e Contabilidade desde 2006, no entanto, não sou profissionalizado. Neste momento, a situação para quem não é profissionalizado é bastante crítica e tem tendência a piorar. A solução é tentar a todo o custo tirar a profissionalização.
Já me informaram que há uma faculdade em Lisboa que ja ministra um curso (Mestrado) que confere habilitação profissional para a docência. No Porto já entrei em contacto com várias faculdades e nenhuma ministra formação que possa conferir a habilitação profissional para a docência.
Já estive a pesquisar e encontrei alguns Mestrados que conferem habilitação profissional para os grupos de História e Geografia e TIC. No entanto, para o grupo 430 não existe em faculdade nenhuma (pelo menos que eu saiba).
A suolução passa por nos mobilizarmos e contactarmos uma faculdade de modo a criar um Mestrado (poderia ser em Ciências Sociais) de modo a conferir habilitação profissional para a docência. Basta juntarmos umas 50 inscrições que logicamente a faculdade terá todo o interesse em abrir um Mestrado e ganhar umas massas.
Deixo aqui o meu contacto apedro.mail@gmail.com de modo a podermos começar a formar uma lista de interesados e posteriormente apresentarmos uma proposta a uma faculdade (na zona do Grande Porto). Enviem-me os vossos contactos que encarrego-me de formar uma base de dados.
Se não nos mobilizarmos com a máxima urgência a situação dos não profissionalizados só terá tendência a piorar.