alvarocase escreveu:
A semana passada ligaram-me de uma entidade formadora de Braga a propor-me duas formações: uma em Viana - 25 horas divididas em 5 tardes - e outra em Pombal - 16 horas - e tudo isto pela milionária quantia de 10h/hora. Mesmo só tendo de fazer retenção de IRS na fonte, fico logo à partida com apenas 7,5€/h. De onde moro faria para a Viana um total de 5x120Kms - 600 Kms - e para Pombal cerca de 700 Kms. Com quanto dinheiro ficaria no fim da festa ? Querem fazer contas ?
A culpa é nossa, porque acabamos por entrar naquela de: "se não for eu vai outro", mas é também, e sobretudo, das Entidades competentes (ou não !!) que deixam que qualquer um vire formador, de tudo e mais alguma coisa, interessando apenas que aceite trabalhar "a pão e água" !!
Na minha área de formação, muito mais de 90% dos formadores(as), e isto sem exagero, não tem habilitações para tal, mas desde que trabalhe baratinho ... ... bora lá !
Começa a ser tempo de começar a separar o trigo do joio.
Talvez assim os verdadeiros formadores saíssem valorizados, e evitássemos esta vergonha !!
E aceitou?
Outro dia tive uma proposta de 16h para uma empresa conceituada a nivel nacional, num Hotel fantástico em Aveiro mas a empresa intermediária pagava 16eur/hora (16 * 16 = 256 euros)
2 dias inteiros (8h cada dia) e fazer 200kms em cada dia, logo 400 kms + portagens + almoço.
Com retenção na fonte, dava 256 - 56 euros = 200 euros.
Sem estar colectada, abrir atividade mesmo com redução daria 70 euros para a segurança social (200 - 70 = 130 euros)
Ainda teria gastos nas deslocações e refeições. na ordem dos 80 euros (130 - 80 = 50 euros)
Valia a pena ir lá 2 dias para no fim ficar com 50 euros?