Ola.
Comecei, este ano com 3 turmas ditas CEF.
Todas diferentes, mas no fundo todas iguais, ou seja, os "restos" que as escolas não querem, seja por aproveitamento, comportamento, faltas, etc...
É um pouco bruto dizê-lo desta forma, mas é a pura das realidades.
E o que descreveu a Barbara é o normal das turmas CEF, infelizmente.
Adoro dar formação e passar conhecimentos, experiências, etc... mas com estas turmas é quase impossível fazê-lo.
O meu objectivo de vida não é dar a este tipo de grupos, no entanto, por vezes para começarmos a trabalhar com uma empresa não podemos aceitar apenas aquilo que queremos, portanto vejo isto como mais uma experiência que me dará "calo" para o futuro e não podemos "stressar" demasiado e deixar de dormir por pessoas que fazem por não o merecer.
Em relação ao comportamento, as 3 turmas que tenho, é exactamente esse que descreve.
Uma das turmas é apenas constituída por raparigas, quase todas mães que nem pensam no futuro dos filhos sequer. Ainda nem idade têm quase para serem filhas, quanto mais mães.
Outra turma é constituída por rapazes que só pensam exclusivamente em "gajas". Acreditem, é literalmente assim.
Outra turma é mista, mas tem lá casos "especiais" que ainda não sabem muito bem a orientação sexual, e querem afirmar-se para todos e para tudo, se é que me entendem.
Enfim, ninguém quer pegar neles e eu até fico com alguma "pena" porque há sempre um ou outro que até tem algum potencial, mas que se estraga devido às companhias.
Há que ter paciência e tentar, pelo menos o mínimo que seja, ensinar alguma coisa, nem que seja alguns valores. Já que, geralmente, são pessoas que não têm educação e formação vinda de casa.
E tentar expulsá-los, é exactamente o que eles querem. Portanto, eu tento sempre evitar isso preparando fichas extra que os obriga a estarem ali na sala a fazer a ficha sozinhos. Penso que é mais "castigo" que os mandar embora da sala de aula.
Eu dou a disciplina de TIC, e tento sobretudo fazer fichas praticas, por vezes sopas de letras, palavras cruzadas, etc.
Tentar qualquer coisa que inclua alguns termos informáticos, nem que seja, para já "terem ouvido".
E já começa a ficar longa a mensagem, mas o que lhe posso dizer é que não fique stressada com a turma porque, infelizmente, é o normal dos cursos CEF e que se não conseguir dar toda a matéria, tente dar o que puder. Faça o melhor que conseguir que todos os intervenientes (coordenadores, técnicos, etc.) sabem o que custa tentar ensinar estes grupos.
Boa sorte,
Rui Mendes