Caro colega,
Contarão, por isso peça que a empresa lhe passe uma declaração a dizer que as deu. Quanto às entidades que não lha passaram, não deixam de o poder fazer agora, só terá de lhes pedir isso.
Para lhes facilitar o trabalho (para que eles não tenham a desculpa da falta de tempo), pode logo escrever o texto da declaração, e depois eles só têm de confirmar as informações, fazer o copy-paste para uma folha com o timbre deles, assinar e carimbar. Assim:
DECLARAÇÃO COMPROVATIVA DE EXPERIÊNCIA FORMATIVA
Para os devidos efeitos se declara que "hpanao" (lol), B.I. nº _______ de ___/___/___, emitido pelo Arq. de Identificação de ____, exerceu funções como formador na _______, sita na R. _______, em ______, tendo ministrado, durante o período compreendido entre _____ e _____, o total de _______ horas, conforme abaixo se descreve:
(E depois é enumerar as suas intervenções: data, curso, módulo, carga horária. Num decreto qualquer li que se deve contemplar, também, os resultados avaliativos obtidos, mas a verdade é que, na prática, isso nunca aparece)
Ex:
1) 28 de Junho de 2004 a 04 de Agosto de 2004 - Formação Pedagógica de Formadores. Módulos: Objectivos Pedagógicos, Avaliação da Aprendizagem, Plano de Sessão, Simulações Inicial e Final = 49h;
2) 16 de Dezembro de 2005 - Motivação de Equipas para chefias = 16h;
3) ...
(E, no fim, assina a coordenação pedagógica, ou, no caso de formação interna, o representante da empresa).
Espero ter sido clara. Se mais súvidas houver, esteja à vontade. Já questões quanto ao processo de recertificação, o melhor é falar com a Dra. Helena Silva, do IEFP. O seu e-mail é o helena.isabel.silva@iefp.pt e o número geral da Delegação de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP, para falar com ela, é o 213 307 400.
Faz muito bem em começar a pensar no assunto agora. O meu CAP novo levou 4 meses a ser emitido, e há casos em que a coisa demora muito mais. Ah, e prepare 50 euricos para o ter!
Um abraço.