Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Cursos do IEFP passam para Min Edu?

Re: Cursos do IEFP passam para Min Edu? 11 anos 11 meses atrás #14876

  • Koncession
  • Avatar de Koncession
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 3
  • Carma: 1
Há novidades em relação a esta questão? Os cursos do IEFP sempre passam para o Ministério da Educação ou fica tudo na mesma?

Obrigado
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Cursos do IEFP passam para Min Edu? 11 anos 11 meses atrás #14885

Professores ... Formadores ... qual deverá ser o objetivo?!
Transmitir conhecimentos! Educar! Contribuir para a "evolução" dos seus alunos/formandos enquanto profissionais e enquanto seres humanos!
Ora, na minha opinião, ambos são imprescindíveis para a nossa sociedade e não podemos permitir que uns sejam prejudicados em prol de outros! Onde se encontra a equidade?
Não será retirar a formação aos formadores a resolução do problema da falta de horas dos professores, apenas nos encontramos a adiar a resolução definitiva de um problema e a fomentar o nascimento de outro! E é isso que não podemos permitir, mas não podemos todos - professores e formadores! Devemo-nos manifestar, independentemente de criticas "irrelevantes" relativamente a cada uma das categorias profissionais! Devemos manter-nos unidos, requerer explicações a quem de direito com vista a salvaguardar-mos o nosso direito constitucional - ao Trabalho. Os professores têm o direito a lecionar e os formadores tem o direito a ministrar formação!
Cumprimentos.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Cursos do IEFP passam para Min Edu? 11 anos 11 meses atrás #14891

  • rcunha
  • Avatar de rcunha
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 6
  • Carma: 0
Olá Marta!

O IEFP assim o pode ter entendido, mas não existe nenhuma obrigação legal, pois tal não foi sequer publicado em DR. É uma decisão interna. No entanto, eu conheço centros protocolares que não irão substituir os formadores por professores.
Última Edição: 11 anos 11 meses atrás por rcunha.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Cursos do IEFP passam para Min Edu? 11 anos 11 meses atrás #14893

  • M Lídia
  • Avatar de M Lídia
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 3
  • Carma: 0
Caros colegas

Existe uma petição a circular para recolha de assinaturas, de forma a obter esclarecimentos e posterior tomada de posição sobre este assunto.

Os interessados devem solicitar a mesma para o endereço:

grupoformadores.iefp@gmail.com

Ou então, juntar-se ao grupo "formadores injustiçados" no facebook, onde podem descarregar o documento.

Agradecemos desde já a colaboração de todos.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Cursos do IEFP passam para Min Edu? 11 anos 11 meses atrás #14894

  • pedrodmnunes
  • Avatar de pedrodmnunes
Boa leitura de todos os comentários publicados até aqui!

Desde o comentário tipo: "...esse treinador nunca jogou à bola, sabe lá o que é futebol":

"Já agora, e eu que sou mãe de três filhos, também acho que ninguém deveria ser professor e ensinar criancinhas, sem antes ser pai ou mãe...não tem competências de base...não tem conhecimentos concretos e teoria.... não me parece que chegue!"
cmpfonseca

Até algo que acho pertinente:

Falo por experiência própria e, embora nem sempre seja assim, é o que se verifica na esmagadora maioria dos casos: ensina-se algo que não se sabe fazer. Basta olhar para os cursos profissionais ministrados nas escolas secundárias, que estão desfasados da realidade.
rcunha


Existem professores que estão há vários anos inseridos em escolas e que preparam jovens para um vasto número de profissões, através de cursos profissionais, oferecendo em alguns casos uma formação artificia,l porque existem escolas que não estão devidamente preparadas ao nível de recursos materiais entre outros.

Sobre a actividade de formador (que já aqui foi muito bem explicada como sendo uma actividade em muitos aspectos diferente daquela que é tida por professores):

Em muitos casos percebe-se porque é uma actividade em muitas situações independente. Da mesma forma que as profissões e exigências do mercado vão mudando, obrigando os profissionais de hoje a serem uma espécie de "profissionais livres" - capazes de abraçar diferentes projectos ao longo de um/dois ano(s) - esta mobilidade exige uma constante reciclagem de conhecimentos e não uma formação estanque. Os formadores têm que estar em constante actualização, aprendizagem e descoberta.

Cada entidade (seja IEFP ou outra) deve ter a liberdade para contratar o formador que quiser (seja por via da sua experiência adquirida formalmente ou informalmente) desde que para isso haja um sistema a nível nacional que monitorize essas escolhas e as torne transparentes (que possam ser consultadas por outras pessoas através de um portal). Obviamente juntando a isto indicadores de avaliação (sim estou mesmo a falar "deles" - devidamente optimizados).
"Liberalizar" o exercício da actividade de formador não pode servir para perda de qualidade. Digo isto porque por vezes questiono-me como é possível alguns profissionais (e aqui estou mesmo a particularizar) virem a este fórum pedir materiais de cursos que à primeira vista não estão preparados para os ministrar, de outra forma não faziam esses pedidos em clara urgência. É bom que a actividade de formador mantenha a dignidade e exigência de outros tempos e não seja engolida por mecanismos de facilitismo, baixos salários etc.

Por fim, acho que os professores devem fazer valer a sua "via ensino" e trabalharem nas escolas públicas do nosso país a prepararem milhares de jovens... e se tiverem coragem (como alguns testemunhos que foram dados aqui) para dar um passo em frente e abraçarem um estilo de vida exigente, independente e diferente que é a formação profissional/formação de adultos/ formação para inclusão etc... que tenham muita sorte!

(caso haja algum erro neste texto, o primeiro culpado deverá ser o addon que tenho no meu browser que faz correcção automática do português - até porque sempre o "minimizei" face à minha arte no uso do papel e caneta).
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Cursos do IEFP passam para Min Edu? 11 anos 11 meses atrás #14904

  • Koncession
  • Avatar de Koncession
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 3
  • Carma: 1
Sei que venho com uma pergunta que já coloquei há algum tempo, mas volto a fazer a mesma pergunta, visto que, ao que me parece, nos diferentes centros do IEFP as informações serem contraditórias:

Os cursos do IEFP passam para o Min. Edu? Ou seja, vão ser os professores, em detrimento dos formadores, a ministrar partes dos cursos?

Obrigado e voto de uma boa semana.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.036 segundos