Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Honorários em atraso - como proceder?

Re: Honorários em atraso - como proceder? 15 anos 2 meses atrás #5642

  • Jorge Neves
  • Avatar de Jorge Neves
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 59
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 1
Eu estou neste momento em mãos com uma situação de um ligeiro atraso (1 mês) em relação ao prazo previsto para a liquidação dos meus honorários.

Em todas as empresas em que prestei serviço, sempre me informaram que os pagamentos seriam sempre feitos a 2 ou 3 meses. Mas neste caso, seria mensal, o que me surpreendeu pela positiva.

A formação está inserida no POPH e a justificação que me dão é que o dinheiro está retido pela União Europeia.

Será isto verdade?

Será que uma carta a expor a situação ao QREN e ao POPH ajudará a resolver a situação?

Se não têm dinheiro, como é que é possível abrirem as acções de formação?

Ainda por cima a pagar aos formadores e formandos.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Honorários em atraso - como proceder? 15 anos 1 mês atrás #5662

Boa tarde Jorge Neves.

Neste momento um mês de atraso nos pagamentos não é nada, acredite.
Felicito-o por ter encontrado entidades formadoras tão boas pagadoras :-)
É claro que sendo o POPH um dos programas de financiamento de formação e sendo os cursos nos quais se verificam atrasos nos pagamentos financiados por este programa, relatar a situação ao próprio gestor do programa, identificando, claro está a entidade e preferencialemnete o nº do projecto será o mais acertado e também dando conhecimento à entidade formadora que o fez.

Conheço entidades que neste momento têm verbas retidas para pagamento desde Janeiro, ou seja, este ano ainda não receberam nenhum adiantamento de alguns projectos. É claro que isto não é comum nem acontece em todas as tipologias de formação, mas tem acontecido.

A falta de dinheiro deve-se essencialmente ao atraso no apuramento dos saldos da formação de 2008, que muita dela foi autorizada a transitar de ano civil e a problemas de ordem interna nos próprios serviços.

Boa formação!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Honorários em atraso - como proceder? 15 anos 1 mês atrás #5670

  • pedromelo
  • Avatar de pedromelo
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 2
  • Carma: 0
Agradeço as respostas de todos os colegas, o que me faz sentir por um lado menos isolado na questão, mas triste pela constatação da normalização das situações...

Concordo com Henrique Silva, que não interessa identificar as entidades, mas seria interessante que os verdadeiros dinamizadores dos processos formativos, que são os Formadores, se unissem na identificação e orientação destas questões.

A entidade que falo é na Zona Norte e de facto, desde Dezembro que nenhum Formador recebe nada, o que se vai tornando difícil de gerir.

Obviamente que a actividade formativa não é a minha actividade principal (nem sei como alguém sobrevive se tiver só esta actividade), mas é obviamente uma actividade que eu esperava trazer suporte financeiro à minha casa...

De qualquer forma eu tenho contratos (1 por cada módulo/ curso) e seriam Cursos nos quais eu daria formação em vários módulos... Obviamente desistie aquilo que considero menos respeitoso para com os Formadores é que a Direcção da Instituição nunca se sentou com os Formadores a explicar o porquê... Quanto aos Formandos nunca tem havido falta de pagamentos...

Já ameaçei de denunciar ao Gestor de Processo do POPH e penso que terei de recorrer às vias judiciais... Está a ficar uma situação muito difícil de gerir...

Agradeço todos os esclarecimentos e respostas a todos...

Sendo que o colega Henrique Silva está tão bem informado (até pela sua experiencia), dadas as condições que expliquei o que me aconselha?

Os melhores cumprimentos


Vou dando notícias...
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Honorários em atraso - como proceder? 15 anos 1 mês atrás #5683

Boa tarde Pedro Melo.
Até ao momento e pelo que sei ainda há atrasos reportados a 2008 tal como refere, mas apenas nos cursos EFA e em entidades da região do Porto.
Pelo que vi no seu CV (desculpe a curiosidade) não me parece que nenhuma dessas entidades tenha motivos para ter atrasos tão significativos.
A não ser que esta formação seja de uma nova entidade que ainda não conste no seu CV.
O que deve fazer e uma vez que está protegido pelos contratos, é continuar a fazer pressão junto da empresa para que lhe pague. Caso não resulte avance judicialmente mas antes disso tente contactar o gabinete gestor do programa de financiamento aqui do Porto, falar com o técnico responsável pela entidade em causa. Estou certo de que com um pouco de subtileza e identificando a situação conseguirá saber do técnico se a entidade em causa tem ou não recebido os pedidos de adiantamento.
Boa sorte.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Honorários em atraso - como proceder? 15 anos 1 mês atrás #5761

Caro Colega
Infelizmente, está a tornar-se habitual nos tempos que correm.
Aproveito a sua triste situação para relatar a minha e prestar homenagem ao Administrador do «Forma-te», Dr. Mário Martins, pois graças à sua intervenção pagaram-me, assim como, a uma colega.
Na verdade, chegámos ao ponto de suspendermos a nossa actividade com essa empresa, aliás, desvinculámo-nos e apesar dos mails e telefonemas, ignoravam-nos, simplesmente.
Seria suposto a ANQ e o POPH intervirem nestas situações, porém na prática nada se resolve.
O Dr. Mário Martins contactou a dita empresa e sentiram-se pressionados, o que levou ao pagamento dos nossos honorários. Porém, foi através de um anúncio colocado no «Forma-te» que fomos recrutadas. Não sei se é esse o seu caso. Pergunto-lhe: a empresa ou o local de formação ficam em que zona do País?
Até breve,
Rosalina
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Honorários em atraso - como proceder? 15 anos 1 mês atrás #5801

  • sfsferraz
  • Avatar de sfsferraz
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 2
  • Carma: 0
Caros colegas
estou numa situação similiar, no meu caso a situação é mesmo grave, e tenho a certeza de que nunca vou ver a cor do dinheiro.

Tomei conhecimento da empresa através de um anúcio aqui no site forma-te, pois na altura queria fazer uma formação na área de mediadores de cursos EFA, participei deste curso , fiz a formação de renovação do CAP, depois o centro convidou-me para dar formação nos cursos de formação inicial de formadores. Lá fui, muito satisfeita.

Ministrei vários módulos, em ´4 cursos. De Dezembro a Março. Quando falei em pagamento das horas de formação ministradas, pediram-me que apresentasse o recibo verde, e assim o fiz.... Depois disso NUNCA MAIS falaram comigo por telefone ou mail, fui até lá diversas vezes e sempre a mesma resposta: no final desta semana vamos fazer a transferência... até hoje espero!!

Não tenho como provar que dei formação lá, pois nunca me apresentaram os contratos para cada módulo em que ministrei formação. Somente os formandos podem comprovar que lá estive.
Na listagem de entidades acreditadas não aparecem mais, não pediram a renovação da candidatura. DESAPARECERAM.

Sei que não posso fazer nada, mas fica aquele sentimento de revolta por ter sido lesada no que é mais sagrado para qualquer trabalhador: o dreito de receber uma remuneração pelos trabalhos que realiza.

A empresa é do Norte!!

Actualmente estou num CNO, com pouco tempo para ministrar formações, mas assim que terminar o meu contrato aqui vou voltar para a área da formação, com o cuidado de ter o contrato assinado antes do módulo terminar, e recibo verde original só entrego quando o dinheiro estiver na minha conta. Tenho a certeza de que as entidades de formação sérias nunca irão fazer uma má interpretação dessas medidas, que visam apenas aumentar a garantia de que vou receber no final do trabalho prestado.

Boa sorte a todos.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.043 segundos