Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Honorários em atraso - como proceder?

Re: Honorários em atraso - como proceder? 15 anos 1 mês atrás #5917

  • diliabento
  • Avatar de diliabento
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 6
  • Carma: 0
Boa Tarde,

Também eu tenho vencimentos em atraso, e nao em uma entidade mas em duas. Também tenho outras fontes de rendimentos uma das quais a gestão financeira dos projectos inseridos no ambito do POPH.

Tal como já foi referido, os prazos de reembolso nao sao cumpridos, os seja, tambem as entidades formadoras de encontram com alguns problemas financeiros, pois o regulamento é claro, aos formandos nao se pode ficar a dever, ou seja, quem fica à espera são os formadores.

Para terem uma ideia um curso EFA em horário laboral, com 10 formandos, implica a existencia de cerca de 5700€ mensais para pagamento só aos formandos, sem considerar o pagamento das creches ou jardim de infancia, no caso de haver filhos.

Tambem, em titulo de curiosidade, o regulamento diz que a entidade competente tem 60 dias apos a submissao do pedido de reembolso para conceder, ou não, esse mesmo pedido, pois é, eles ultrapassam em muito esses 60 dias, pois quando estão já no limite, escrevem uma cartinha a pedir documentos e assim conseguirem alargar o prazo.

No meu ver a questão do não pagamento aos formadores deve ter todas estas questões em consideração, no entanto devemos tambem considerar se as entidades funcionam com boa ou má fé, no meu caso pessoal, e visto que tambem tenho pagamentos em atraso, nao penso em abandonar as entidades pois sempre tiveram uma palavra, sempre foram claras e objectivas, nao nos escondem nada, como tal nós visto a camisola e dou o meu melhor, quando assim deixar de ser...

Boa sorte a todos! Continuação de boma trabalho!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Honorários em atraso - como proceder? 15 anos 1 mês atrás #5929

  • Yara
  • Avatar de Yara
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 60
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 0
O problema é mesmo as entidades.
Há entidades que devem, arranjam 1000 desculpas e nao pagam mesmo.
Meti um advogado a uma entidade de Braga, chegaram a acordo com ele nao queriam era que fosse para tribunal e queriam pagar em 12 prestações imaginem, que dava prestações de 65 euros.
O advogado disse que nao, sugeriram 10, ele disse que nao e aceitou o pagamento em 8 meses. Da 97 euros por mes. Pagaram a 1a prestaçao no mes de Maio, depois em Junho nao pagaram e disseram que era pelo mes ter tido poucos dias uteis, o advogado disse para pagarem em Julho as prestações de Junho e Julho.

Julgam que pagaram? Estamos no fim de Julho e nao pagaram.
Vou gastar dinheiro mas vou para tribunal, eu avisei, nao pagaram, vou para tribunal.

Acho é que deviamos denunciar o nome das empresas AQUI para os outros formadores nao cairem.

Já perguntei a algumas pessoas que dizem que empresas do norte lhes devem para dizerem nomes para eu nao aceitar trabalhos para elas, podiam dizer...

Obrigada a todos.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Honorários em atraso - como proceder? 15 anos 1 mês atrás #5969

  • sicastro
  • Avatar de sicastro
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 1
  • Carma: 0
Olá colegas!

Eu tenho os honorários em atraso há 7 meses... já dei mais de 200 horas de formação, em 3 cursos diferentes e até agora nem um só pagamento... Como poderei resolver esta situação?
Obrigada e boa sorte para todos
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Honorários em atraso - como proceder? 14 anos 11 meses atrás #6557

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
Bom... Até hoje já colaborei com 20 entidades de formação.

Apesar de não ser normal deparar-me com graves atrasos no pagamento, é evidente que, uma ou outra vez já isso me aconteceu. Acresce que eu começo logo (antes de oficializar a colaboração) por dizer que qualquer prazo estipulado entre nós é para ser cumprido religiosamente, porque não tenho nem tempo nem perfil para andar atrás das empresas para que me paguem, como as mamãs andam atrás dos meninos para que eles comam a papa. É que ser mamã é uma responsabilidade tacitamente aceite, mas para fazer de cobradora não me pagam sequer o fraque, né? :-)

Depois, não me preocupo com a hipótese de não vir a receber o dinheiro (o atraso pode ser preocupante, se o dinheiro fizer falta, sim; mas o receio de o não receber é que não existe) porque ou houve contrato escrito, ou um acordo de cavalheiros conhecido por mais pessoas, potencialmente testemunhas, para além de larga correspondência trocada, documentos oficiais, etc. Na verdade, ainda que fosse difícil provar que se havia combinado um dado prazo para o pagamento, já o facto de termos ministrado a acção seria coisa fácil de demonstrar, pois se cada sessão tem uma sala cheia de testemunhas...! :-)

Vai daí, aviso a empresa quando o prazo foi ultrapassado, pergunto-lhes o porquê e solicito nova e definitiva data. Se vejo que se trata de uma dificuldade séria, sou mais complacente. Se me ignoram, chateio-me. Se antes disso já me endereçaram um pedido de prorrogação aceitável junto com uma boa desculpa, aí é diferente. Agora se vejo que há ali má fé, sublinho bem quanto tempo já me levam de atraso e estipulo eu um dia a partir do qual já não terão que tratar o caso comigo mas com um representante legal. Não gasto dinheiro em advogados, é um "faça você mesmo". Se a coisa azedar, vai uma injunção em cima deles e depois é esperar sossegadita pelo dia D. Até hoje bastou, mas se não bastasse prosseguia eu com um processo sumaríssimo e voltava a pagar zero. A coisa é sempre para ser ganha, com lugar a juros de mora e o ressarcir das custas processuais.

Se é chato? Pois tá claro que é. Não só materialmente, mas emocionalmente. Para além de que é um vínculo que quebra. Por isso importa não ser impulsivo e ponderar bem as coisas, como já um colega aqui o disse (mencionaria o seu nome, mas com a minha janela de texto aberta não consigo visualizar todas as entradas). Mas se a empresa é mal intencionada, então também não nos merece.

O curioso, é que eu pensava que esse tipo de postura desonesta e vergonhosa caíra em desuso!

P'los vistos não, e continua-se a fazer pouco de quem dá o litro, quantas vezes já de si gastando imenso dinheiro para trabalhar (em desclocações, preparações, quando não mesmo em fotocópias).

Abraço a todos!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Honorários em atraso - como proceder? 14 anos 9 meses atrás #7282

  • JoanaH
  • Avatar de JoanaH
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 2
  • Carma: 0
E quando a empresa pede troco? Ou seja, passamos recibo de X mas depois temos que devolver uma percentagem desse X?

Com a justificação de nos pagar todos os meses, mas não cumprem essa parte!! e depois se nós não devolvermos, somos convidados a sair...

Infelizmente é assim!!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Honorários em atraso - como proceder? 14 anos 9 meses atrás #7288

  • Yara
  • Avatar de Yara
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 60
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 0
JoanaH

Pois, eu expus essa situação aqui no forum no tópico "Vigarices nos pagamentos?" mas eu nao aceito por norma uma situaçao dessas pois estou a passar recibo de um valor que nao estou a receber.
Propuseram-me isso agora em Novembro, a entidade financiadora pagava 30 euros/hora e eu assinava esse contrato mas depois tinha de devolver 400 euros à empresa de formação...

Não aceitei nada disso...

O pagamento era feito a 60 dias, tinha de passar o recibo no inicio de Dezembro, estava declarar 1500 euros que recebia em 2009 quando na realidade so recebia em 2010 e estava a declarar um valor que nao ia receber por isso nao aceitei...

O problema é que eu nao aceito e 4 pessoas nao aceitam mas há sempre quem aceite...
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.036 segundos