Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Novos limites máximos custos POPH

Re: Novos limites máximos custos POPH 12 anos 1 mês atrás #14670

  • Madre
  • Avatar de Madre
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 208
  • Obrigado recebido 1
  • Carma: 4
Quando comecei a dar formação, em 1997, pagavam-me 7 a 8 contos por hora. A alguns colegas pagavam um pouco mais. Eram acções co-financiadas.

Quando essas acções terminaram, já eu tinha alguma estaleca (modéstia à parte, posso considerar-me reconhecida na qualidade de formadora) e recebia uma média de 30 a 40€/h quando ministrava formação a empresas (em alguns anos andei nos 45€) e nunca menos de 20€ (aliás, quase sempre mais: 25 e 30€) dando formação de formadores.

Depois veio a miséria...E hoje os centros de formação raramente oferecem mais de 25€/h para formação a empresas (seja qual for o tema) e a FPIF típica (i.e., para públicos generalizados) anda a pagar 15€/h... O que é um insulto, tendo em conta as competências que são necessárias a um formador que seja realmente bom (e não aos pequenos impostores, que o que não sabem inventam, pondo a perder todo o trabalho realizado pelos colegas em prol de formandos realmente bem formados), bem como o esforço e o desgaste que exige (e que para alguns é nenhum, é tudo "na boa", deformando ao invés de formar).

E os formadores foram deixando que isso acontecesse. E as empresas foram-no fazendo. E os formadores não tiveram outra hipótese, porque se dissessem que não, as empresas contratavam outros, mesmo que incompetentes. E as empresas foram ganhando com isso. E foram baixando os preços das inscrições, tentando assim ganhar vantagem à concorrência. Mas todas o foram fazendo, pelo que não ganharam nada; e tudo se mantém no mesmo equilíbrio idiota, mas com valores mais baixos. Ganha o consumidor, o que se inscreve; perdem aqueles que se esmifram para formar, e nada voltará atrás, porque isto dos dinheiros é mesmo assim.

Acções de formação que custavam ao cliente 400€, agora custam 250€, por exemplo. Veja-se: eu trabalho num centro de formação que pagava 20€/h aos formadores e agora paga 12,5€!!!
Se eu trabalho por esse valor? Não, não trabalho. Mas quase todos os dias me atiram à cara a "avultada quantia" que recebo (mesmo sendo quem "segura" muitos clientes), e que não é, sequer, aquilo que dantes eu recebia. Em suma: a crise chegou a todo o lado, e nota-se aqui!!!

Fica-nos a consciência de que, cada vez mais, quem está na formação é por amor à camisola, e não por dinheiro. Porque o dinheiro já não compensa. E se a isso juntarmos a crise de valores que grassa pela maioria das escolas de formação (que ao querer poupar em tudo, até naquilo que é essencial, já nem se preocupa mais com a qualidade e com a satisfação, apenas com os números), então é que, não tarda mesmo nada, poderemos dizer que já nada compensa nada!

Peço perdão pelo pessimismo, de quem, aliás, sempre foi uma optimista da formação. Foi. FOI!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Novos limites máximos custos POPH 12 anos 1 mês atrás #14672

  • maria1234
  • Avatar de maria1234
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 46
  • Carma: 3
Colega Madre

Subscrevo inteiramente. Também já fui optimista...

A meu ver as entidades têm mais culpa que os formadores. As pessoas só fazem aquilo que lhes é permitido fazer...

Tenho mais experiência em formação financiada e é possível estabelecer um paralelo com a não financiada, sendo que nesta foi o "mercado" a ditar a baixa de valor/hora, e na primeira o próprio Estado e as regras de elegibilidade das candidaturas.

Conheço dezenas de entidades formadoras, públicas e privadas e apenas uma minoria paga e irá continuar a pagar o valor máximo, pois apenas essas efectivamente valorizam o trabalho do formador e qualidade técnico-pedagógica das acções acima de tudo.

A meu ver vai ser muitíssimo difícil abrir e manter novas acções de longa duração. Existem de facto formadores em excesso no mercado e nem que a empresa ofereça 7,5 € alguém há-de aceitar! Só que para manter e motivar os formandos é necessário uma equipa coesa. Isso nem sempre foi conseguido com os valores mais altos imagine-se a rotatividade de formadores que vai ocorrer.

A pergunta certa que as entidades devem fazer é: que formadores queremos? para "encher" é muito fácil, ir a reuniões e assinar os papéis e por os formandos a fazer pesquisas na net durante semanas a fio, enquanto o formador assobia para o lado, para isso podem pagar valores baixos, residuais mesmo. E não faltarão candidatos!

Agora nenhuma empresa julgue que terá a mínima qualidade a pagar esses valores. Nem os bons formadores irão actuar da mesma forma a receber 20 € quando uns meses antes recebiam 30 €. Nem os melhores, quanto mais os outros...
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Novos limites máximos custos POPH 12 anos 1 mês atrás #14676

  • zezmeister
  • Avatar de zezmeister
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 6
  • Carma: 0
Pois é isto infelizmente sempre foi e será assim, imaginem este jovem com 11000 horas de formação quanto é que ja não ganhou. Eu sou formador a 7 anos e esse numero para mim é uma miragem. E como dizia o outro "eles comem tudo e não deixam nada".
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Novos limites máximos custos POPH 12 anos 1 mês atrás #14677

  • Damare
  • Avatar de Damare
  • DESLIGADO
  • Experiente
  • Mensagens: 83
  • Obrigado recebido 4
  • Carma: 3
Eu só formador ( há ) sete anos e não (a) sete anos!

Os formadores devem utilizar bem a língua para não "deformar" as pessoas!

Siga o link para escrever bom português!

www.portoeditora.pt/espacolinguaportugue...-lingua-portuguesa/~
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Novos limites máximos custos POPH 12 anos 1 mês atrás #14678

  • zolinho
  • Avatar de zolinho
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 6
  • Carma: 0
maria1234 escreveu:
Quem recebia a 20, 25 e 30 na maioria dois casos esperou 3, 6, 9 meses e mais pelo pagamento.

Eu e as várias dezenas de colegas que durante os últimos anos sempre recebemos 30€/hora, sempre fomos pagos a tempo e a horas pela Instituição.

É que a Instituição para onde prestamos serviços, tal como as outras, só recebe o dinheiro do POPH depois de nos pagar...e nós só passamos o recibo depois de recebermos...
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Novos limites máximos custos POPH 12 anos 1 mês atrás #14682

  • maria1234
  • Avatar de maria1234
  • DESLIGADO
  • Aspirante
  • Mensagens: 46
  • Carma: 3
Colega,

Sim, eu tive pelo menos duas entidades que aliando ao valor máximo cumpriam os prazos de pagamento. Mas acredite que são a excepção.

E quando ao serem apenas reembolsadas após pagarem ao formador...bem...apenas digo que a engenharia financeira de algumas empresas de formação atinge requintes inimagináveis.

No dia em que o POPH auditasse devidamente em termos financeiros e pedagógicos TODAS as entidades e cursos realizados...teríamos todos uma grande surpresa (se é que ainda há coisas passíveis de nos causarem surpresa...)
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.035 segundos