Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Novos limites máximos custos POPH

Re: Novos limites máximos custos POPH 12 anos 2 meses atrás #14683

Estive a ler as mensagens e opiniões acerca dos valores que se estão e vão pagar aos formadores. Apenas digo que dou formação teórica/pratica, tenho feito trabalhos pontuais no IEFP, devido aos valores que pagam. Acontece que as entidades que pagavam melhor, estão a informar que vão descer os valores para metade. Ora isto é uma afronta para quem se dedica à formação e quem quer mesmo formar, mesmo lutando contra a maré que está instalada... do facilitismo, que a maioria dos formandos gosta, acabando por elogiarem os que vão na onda, acabando todos por ter menos chatices e preocupações. Agora receber os valores que se fala, já começo a sentir a desmotivação, penso em desistir, pois não tenho feitio para o deixa andar, digovos até me sinto um pouco perdido...
Deixei a vida profissional que tinha em 2000, dedicando-me em exclusivo à formação, dentro da mesma área, são 12 anos, como é possivel em 12 anos os formadores nunca terem tido aumentos, apenas só baixar. Tudo isto porque não estamos unidos, organizados, não para fazer disparates, mas cada um para seu lado, não vamos a lado nenhum.
Macedo
Última Edição: 12 anos 2 meses atrás por profissional.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Novos limites máximos custos POPH 12 anos 2 meses atrás #14684

  • zolinho
  • Avatar de zolinho
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 6
  • Carma: 0
Exorto a Direcção do FORMA-TE, e assim deste Fórum, a concertar esforços no sentido de finalmente haver uma só voz por parte dos formadores sobre este e outros problemas que a comunidade vai sentindo. E que essa voz se faça ouvir junto de quem de direito para tomar as decisões!

Está na hora de os formadores se unirem e fazerem valer os seus direitos !.

Sobre este tópico em particular, face a tudo que foi exposto (nomeadamente que os honorários para pagamento dos serviços especializados prestados pelos formadores só têm decrescido ao longo dos anos, sendo que este ultimo e abrupto corte representa uma descida de 30%! e que até os formadores têm direito à sua dignidade), sugiro à Direcção do Fórum que elabore uma petição online que todos possam subscrever (talvez aqui: peticaopublica.com/ ) e que a mesma seja enviada para:


Gestor do Programa Operacional Potencial Humano - geral@poph.qren.pt; info@poph.qren.pt
Ministro da Economia e do Emprego - gabinete.ministro@mee.gov.pt
Primeiro Ministro - gabinete.pm@pm.gov.pt
Última Edição: 12 anos 2 meses atrás por zolinho.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Novos limites máximos custos POPH 12 anos 2 meses atrás #14687

  • António Vieira
  • Avatar de António Vieira
  • DESLIGADO
  • Profissional
  • Mensagens: 283
  • Obrigado recebido 9
  • Carma: 5
Enquanto existirem formadores, profissionais da formação, a tendência será sempre para que esses ganhem cada vez menos!
Também o valor acrescentado que trazem a sociedade não é nulo, mas sim negativo!
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Novos limites máximos custos POPH 12 anos 2 meses atrás #14710

  • scdf
  • Avatar de scdf
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 8
  • Carma: 0
Olá a todos, também sou formadora desde 1997, e sempre trabalhei na área da formação, basicamente sempre vivi da formação, os valores que me foram pagos ao longo dos anos nunca abaixo dos 20€, 30€ em outras situações até foi mais elevado.

Como eu devem existir mais profissionais aqui que fazem kilometros e kilometros para poder trabalhar, vamos deixar de os fazer pois os valores que querem praticar não vão cobrir nem as despesas quanto mais o trabalho em si.

Gosto de dar formação, quero continuar a dar formação, mas será que o nosso trabalho está a ser valorizado? Não acredito, caso estivesse as entidades competentes não lançavam estes valores, digamos que não respeitam o trabalho do formador, somos considerados profissionais de segunda classe, no que toca ao ensino.

Apesar de nos considerarem profissionais de segunda classe, reencaminham-nos os casos "sem grande solução" alunos que fazem cursos CEF (já nem falo em EFAS) que ninguém os quer na escola, e somos nós que temos a obrigação e o dever de os preparar, e fazemos, muitos fazem-no muito bem, é pena que existam pessoas que não consigam ver isso. Empresas que necessitam de formação mais especifica, especialização, reciclagem... somos nós que fazemos, e ninguém nos da valor por isso.

Estou cansada, de muitas vezes falarem de "nós" formadores... como animadores sociais e palhaços nas salas de aula... e não como profissionais sérios e competentes que somos na área de ensino.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: Novos limites máximos custos POPH 12 anos 2 meses atrás #14711

  • Mário Martins
  • Avatar de Mário Martins
  • DESLIGADO
  • Moderator
  • Mensagens: 676
  • Obrigado recebido 111
  • Carma: 42
Caro(a) " Zolinho"

O forma-te não tem esses objetivos nem finalidades. Perdoe-me mas não me quero desviar da minha ideia inicial de apoiar os formadores na partilha de informação e conhecimentos. Existem associações representativas dos formadores, elas que cumpram os seus objetivos. Poderei divulgar estas situações e outras iniciativas que possam surgir, não quero ser é o promotor, porque a gestão do meu tempo e das minhas prioridades não incluem esse tipo de ações. Em breve lançarei outro portal com outros objetivos e que ainda me ocupará mais tempo. Compreendo e respeito tudo aquilo quanto aqui já foi escrito, mas daí a promover esta ou aquela ação.... podemos é pensar num grande seminário, onde se poderão discutir este e outros assuntos que digam respeito à formação profissional.

Um abraço

Mário Martins
(Administrador Forma-te)
Última Edição: 12 anos 2 meses atrás por Mário Martins.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.039 segundos