RSantos disse:
"Um simples "pedido de ajuda" virou "telenovela venezuelana", leio..releio..e verifico que, julgo, só um colega se disponibilizou para ajudar...e o tópico era "preciso de ajuda"..pelo que, admito que, a esta hora, a colega que o iniciou tenha tido mais "ajuda para desistir" que para ser "motivada"."
Bem, parece que ninguém resiste a uma boa telenovela!
Sinceramente, espero que a "formadora" que pediu ajuda num forum tenha tido o bom senso de desistir de prestar formação ou se tenha agarrado os "books" ...
Acho patético que alguém procure motivação num forum da internet ( por melhor que ele seja, sr. administrador
. Do meu ponto de vista, a auto-motivação e a capacidade de motivar os outros é uma característica essencial para um formador ; se não a tem, precisa de adquiri-la.
Quanto à triagem de que fala, assente no sistema e no mérito dos formadores, terá inevitavelmente os seus custos - o mérito será sempre discutível (varia de avaliador para avaliador e todos somos "avaliadores) e o sistema não é justo nem reconhece a preparação académica dos formadores.
Concordo quando diz que, sem experiência profissional na área, também se pode prestar formação de qualidade mas...garanto que é muito mais difícil!
Para a "novata" que iniciou esta discussão e para os restantes "opinion-makers", digo que mesmo que pudesse não a ajudaria. Não se atire de cabeça só porque não encontrou nada melhor; isso é a pior forma de iniciar uma carreira na formação.
Mas como sou generosa, acho que não faz mal a ninguém começar pela teoria de Max Weber:
Weber M. (2009) Conceitos sociológicos fundamentais, Edições 70, Lisboa
Só tem 86 págs. e custa 8 Euros na Feira do Livro.
Gostava de o ter lido ANTES de ter começado a dar formação.
Uma boa semana para todos!