Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: preciso de ajuda

Re: preciso de ajuda 15 anos 2 meses atrás #4946

  • joaofcunha
  • Avatar de joaofcunha
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 2
  • Carma: 0
Estimados,

Estou totalmente de acordo com as indignações dos meus colegas, aliás classifico alguns pedidos de ajuda como um perfeito escândalo deste portal a roçar o ridículo!!!

Sou licenciado à 10 anos em Gestão Turística, numa licenciatura de 5 anos não de 3, mestrado em Gestão Planeamento e Turismo e Formador à 8.
Assino várias revistas técnicas de turismo nacionais e internacionais, invisto em média 200 € anualmente em bibliografia técnica, e como tal, venho demonstrar o meu total repudio por pedidos de ajuda de "pseudo" colegas meus, que não encontram na net material para ministrarem as acções de formação.

Mas onde é que isto chegou?!? É na internet que se vai buscar material para os módulos?!?!? Quando diariamente combato essa atitude por parte dos alunos!!!! Os meus manuais, sou eu que os elaboro, baseado no meu saber fazer e nos conhecimentos que apreendi na faculdade e mestrado!!!

Mais, acho indecente, que administradores deste portal, compactuem com estas situações, dando uma "ajudinha" com links de sites, que muitos já estão desactualizados! Se não têm manuais, se não sabem como os fazer, se não têm competências técnicas para tal, peço desculpa, mas estão na profissão errada.

O Turismo não é um sector do desenrasca, onde o "faz tudo" por ter viajado 4 ou 5 vezes está habilitado a ministrar módulos relacionados com o turismo.

Em nome da credibilidade do nosso sector, da nossa profissão de Técnicos de Turismo e Formador, peço que reflictam profundamente sobre estas situações que se passam regularmente neste portal.

Atentamente

João Cunha
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: preciso de ajuda 15 anos 2 meses atrás #4976

  • fly
  • Avatar de fly
  • DESLIGADO
  • Novato
  • Mensagens: 1
  • Carma: 0
boa tarde.
o que eu estou a ver neste forum é mt gente mesquinha e com pouca vontade de ajudar. quem não quer ajudar é simples não entra no site.
e esta gente com tanta experiencia e tao sabios o que andão por cá a fazer???? s sabem tudo pk entram??? não tem mais nada que fazer!!! só pode.
eu até acho que iniciativas e sites como estes são úteis e que ajudam mt gente. pk para se ter experiencia tem que se começar por algum lado. pelo nenos falo por mim. terminei uma lic. ha uns meses (tb de5 anos!!) e experiencia posso dizer que pouca ou quase nenhuma por este andar se todos pensarem assim chego aos 100 anos sem experiencia pk ning da emprego a gente sem exp.... é estupido no minimo.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: preciso de ajuda 15 anos 2 meses atrás #4977

  • António Vieira
  • Avatar de António Vieira
  • DESLIGADO
  • Profissional
  • Mensagens: 283
  • Obrigado recebido 9
  • Carma: 5
Outra coisa fundamental para que a formação profissional sirva para alguma coisa - não devem existir formadores profissionais, o que deve existir são profissionais que por vezes dão formação!
A formação tem forçosamente que ser ministrada por pessoas com larga experiência nas áreas que ministram, caso contrário que valor acrescentado trará a formação para os formandos, que eles não pudessem obter lendo um qualquer livro sobre o tema?

Quantas vezes ao longo dos anos recusei dar formação sobre temas que apesar de dominar sob o ponto de vista teórico, nunca tive ocasião de desenvolver qualquer actividade profissional sobre os mesmos!
Hoje no mercado da formação existem pessoas a falarem sobre temas cuja experiência profissional é ZERO!
:ohmy:
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: preciso de ajuda 15 anos 2 meses atrás #4982

  • akitller
  • Avatar de akitller
  • DESLIGADO
  • Amador
  • Mensagens: 26
  • Carma: 1
Caros Colegas,

O Forma-te existe para ajudar e para partilhar. Todos os que estão inscritos e o frequentam tem em comum o facto de serem formadores ou professores. Uns em inicio de carreira e outros já veteranos :-) e só assim este espaço faz sentido.

A Formação é um mundo velho que está a ser transformado com uma nova roupagem. Todo este sistema se encontra, digamos que, distorcido, sendo que o verdadeiro objectivo: formar; está a ser substituído por menos desempregados; mais “letrados”.

Compreendo a indignação do António e do João que são da geração da formação “dura” e que com a sua maturidade e percurso profissional foram criando as suas bases e a sua especialização. É importante sermos bons no que fazemos, no que nos propomos fazer, é importante sermos zelosos pelo nosso bom nome como profissionais e isso conseguimos com investimento principalmente de tempo para estudo e formação própria, para que ao executarmos as nossas tarefas (formações) o façamos com qualidade.

A qualidade é o factor de diferenciação e quem pretende fazer da formação carreira é para isso que deve investir e trabalhar.

Quanto aos jovens em inicio de actividade na formação, compreendo a necessidade de entrarem no mercado, mas por muita vontade que tenham em ganhar dinheiro é importante não esquecer que só o conseguiremos se investirmos em mostrar que somos bons e que somos uma mais valia. Isso consegue-se não só pela demonstração de resultados como por pequenas intervenções, como as que fazem aqui no fórum, por exemplo. O termos dificuldade em determinada temática por ser muito específica e não existir documentação no mercado, não nos torna incompetentes, e aí podemos solicitar ajuda no site. O querermos pacotes de apresentações, onde apenas temos de clicar na tecla ou no botão do apontador no dia da formação para passar os slides é outra completamente diferente.

Muitos dos que entram no site e no fórum são representantes de entidades formadoras e ao lerem determinados comentários e pedidos de ajuda a primeira coisa que fazem é referenciarem essas colocações de formadores a não contratar.

Já muitas vezes aqui referi que é importante como formadores construirmos as nossas apresentações de acordo com o público-alvo e com os objectivos a serem alcançados e com muita inovação e criatividade.

Temos de aprender todos a lidar e a tolerar esta nova realidade e a aprender todos com todos. Acima de tudo a formação é isso mesmo uma aprendizagem recíproca, em que todos os intervenientes enriquecem com o processo.

Fiquem bem.

Ana
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: preciso de ajuda 15 anos 2 meses atrás #4987

  • Shed
  • Avatar de Shed
  • DESLIGADO
  • Amador
  • Mensagens: 28
  • Carma: -2
Não se trata de ser mesquinho... cada formador tem uma área de especialidade e deve restringir-se a dá-la. Essa área pode não ser da sua área académica mas por outros motivos pode ser um expert na mesma então terá competência para a dar. Falo por mim a minha área de formação académica é Turismo e também Hoteleria, mas tenho competências técnicas noutras áreas como cidadania, protocolo, EMRC, ... poderia muito bem leccionar em qualquer um das áreas. Agora se uma empresa de formação me pedir para leccionar uma lingua estrangeira sou fluente em algumas até por causa da profissão mas não as leccionaria, outro exemplo era pedirem-me para leccionar ciências naturais, não faz sentido pois está fora do meu dominio. Já me estou a imaginar num a ensinar a alguém serralharia ou carpintaria... seria um desastre para quem estivesse a ser formado pois por mais que me dessem umas dicas isso só não ia chegar.
Não sei se me fiz entender...
Em suma não é ser mesquinho é e perdoem-me a expressão "meter cada macaco em seu galho". Acho muito bem pessoas com mais experiência fazerem parte do site quanto a mim estes foruns deveriam servir para entreajuda e troca de impressões sobre o que se está a dar, pois alguns cursos estão desadequados á realidade e as matérias repetem-se nos diferentes módulos.Atentamente,
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Re: preciso de ajuda 15 anos 2 meses atrás #4988

  • Shed
  • Avatar de Shed
  • DESLIGADO
  • Amador
  • Mensagens: 28
  • Carma: -2
No mei do seu discurso perdi-me o que quer dizer com :"Temos de aprender todos a lidar e a tolerar esta nova realidade"?
Eu faço parte da nova guarda de formadores, aliás ainda ñ tenho o CAP, a minha FPIF só acaba dentro de duas semanas. E concordo e defendo o António e o João. Talvez seja mais tolerante no sentido de tentar dar uma ajuda, não concordo com o facto de se dar formação sobre um tema que não se tem conhecimento de causa, mas do mal o menos... no mínimo que saiba o que vai dizer porque leu e pesquisou e está enquadrado no plano do módulo e assim os formandos não saem tão ignorantes da formação quanto entraram.
Então nesta área - Turismo, não faz sentido nenhum estar-se a dar formação se essa não for a área académica e/ou profissional. Turismo não é apenas viagens é muito mais complexo e a bibliografia além de escassa é dificil de encontrar. Portanto se de hoje para amanhã pedem a alguém para dar formação nesta área se calhar vai ser um espalhanço de todo o tamanho por parte do formador. Até porque pegar nuns .ppt de outras pessoas (que muitas vezes podem ter alguma incorrecção, estar desactualizados, ou mesmo mal concebidos, sim porque deve ser apenas um apoio e ter tópicos, não deve ter lá a matéria toda e o formador estar a lê-los) e divagar sobre o tema não é formação mas sim falta de pedagogia, falta de brio profissional e muita falda de memória pois é o que no fpif ensinam a não fazer.
Não entendo que seja falta de tolerância mas sim algo que falta a muita gente BRIO PROFISSIONAL, as competências de um formador não são muito semelhantes ás de um professor e um professor de Quimica não se mete a dar Geografia por muito que goste do tema, se é que me fiz entender.
Eu resolvi não estar a exercer a profissão de técnico de turismo por uns tempos para seruma gota de nada e dar cursos de nível III de Turismo para tentar que pelo menos os meus alunos façam boa figura no mundo do trabalho pois infelizmente muitos estagiários que conheci nada sabiam de turismo nem os conceitos mais simples isto porque o programa tem falhas e acima de tudo porque existem demasiadas pessoas sem a formação necessária para lecconarem este curso.
São os miudos de hoje que vão ser o futuro de amanhã, temos de lutar por jovens profissionais, informados, formados, competentes e não o contrário ...
Espero não ofender ninguém não passa de uma opinião mas que defendo com unhas e dentes pois considero-a demasiado importante considero uma total falta de respeito uma pessoa ir tentar ensinar o que não sabe é como vender a banha da cobra...
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Tempo para criar a página: 0.035 segundos